Acordo em Palmeira visa eleição de 22

26/07/2020

Valderi Melo

Depois de ensaiar uma candidatura a prefeita de Palmeira dos Índios nas eleições municipais deste ano, a deputada estadual Ângela Garrote (PP), está fora do páreo. Neste sábado, 25, a deputada e seu filho, o prefeito de Estrela de Alagoas, Arlindo Garrote, anunciaram em suas redes sociais que firmaram uma nova aliança política com o prefeito Júlio Cezar, que será candidato à reeleição com o apoio da família Garrote.

A aliança inclui a indicação do atual vereador em Palmeira, Toninho Garrote, filho da deputada como candidato a vice na chapa à reeleição do prefeito Julio Cézar. O acordo inclui ainda a cessão de algumas secretarias para o grupo, entre elas a secretaria municipal de Saúde, área em que a deputada sempre teve forte atuação. Antes de fechar a aliança, Ângela Garrote chegou a tecer várias criticas públicas ao prefeito Júlio Cezar, de quem foi aliado na eleição de 2016, depois romperam e agora fumaram o ‘cachimbo da paz’.

Aliados em 2016 e na eleição de 2018, quando Ângela Garrote disputou o mandato de deputado estadual, o prefeito e a deputada chegaram a romper politicamente, apesar de Júlio Cezar ter sido um forte cabo eleitoral dela. O problema é que o prefeito teria pulverizado seu apoio politico a diversos candidatos a deputado estadual, o que não teria agradado a Garrote. O clima chegou a esquentar entre ambos, mas ao que parece tudo volta a normalidade a partir de agora e a união com o prefeito fortalece ainda mais sua reeleição.

Em suas redes sociais, a deputada publicou o seguinte post:

"Construímos uma vida cheia de vitórias por trilharmos sempre o caminho do bem. A nossa missão é ter a melhor opção para continuar o trabalho de desenvolvimento em nossos municípios.
Hoje, declaro aqui uma decisão em conjunto com a minha família e grupo político, para fortalecer ainda mais o trabalho desenvolvido em Palmeira dos Índios. NOSSA EQUIPE ESTARÁ UNIDA COM O JULIO CÉZAR. Tenho uma história de muita dedicação e trabalho por Palmeira dos Índios. De atuação em todas as áreas. Acredito que criar novas possibilidades é o melhor caminho de continuar fazendo esse trabalho. É com a união de todos que vamos fortalecer ainda mais.
Além de Palmeira, cidades vizinhas como Igací, Minador do Negrão, Estrela de Alagoas, ganham força com essa união.
Como deputada estadual ao lado do governador Renan Filho e do deputado federal Arthur Lira, vamos seguir o trabalho e acreditando que nossa Alagoas pode ser ainda melhor."

Especula-se que o atual acordo terá outro desenrolar nas eleições de 2022. O comentário é de que a deputada Ângela Garrote almeja disputar um mandato na Câmara Federal, enquanto o prefeito Arlindo Garrote, que conclui seu segundo mandato em 31 de dezembro deste ano, seria candidato a deputado estadual. No caso de Palmeira, na próxima eleição, o prefeito Júlio Cezar não poderá disputar um novo mandato. Neste caso, Toninho Garrote teria o caminho livre para pleitear uma eleição a prefeito do município.

Os acordos políticos das eleições municipais deste ano terão desdobramentos em eleições futuras em vários municípios alagoanos.

Blog da Redação

Blog da Redação

Blog da Redação é redigido pelos jornalistas da Tribuna do Sertão. Sempre com pautas impactantes.