Artigos
Os desafios do ensino superior
Num plenário bastante interessado, o professor Paulo Alonso, reitor da Universidade Santa Úrsula, realizou palestra sobre a perspectiva de expansão do ensino superior brasileiro e a educação à distância. Foi no Conselho de Notáveis da CNC.
Na ocasião, afirmou-se que educação é investimento e não custo e que o desenvolvimento deve ser feito com justiça social. O orador criticou a descontinuidade administrativa do MEC: “Criado em 1930, o MEC até os dias atuais foi ocupado por 57 Ministros de Estado, observando se a média de apenas 1,6 ano de permanência no cargo. Se levarmos em conta que Gustavo Capanema ficou quase 11 anos no posto, pode-se imaginar a fragilidade do problema da permanência de Ministros.
Estamos hoje com cerca de 10 milhões de estudantes universitários, com a rede privada sendo responsável por 71% das matrículas. E a educação à distância reúne 46% das matrículas, o que é um avanço considerável.
É muito grande a capacidade da EAD de interiorizar as matrículas, propiciando a democratização regional indiscutível, mas aí surge o grave problema da qualidade dos serviços prestados. São cursos de baixo nível, a preços baixíssimos, presentes em mais de 3.200 municípios. Anda bem o Ministro Carlos Santana quando puxou o freio de mão de novos cursos, segurando especialmente a criação de cursos de Medicina. Pedagogia representou 40% dos pedidos, o que é bastante natural. As Engenharias ficaram com apenas 4,62% do total, assinalando-se altas taxas de evasão e desistência, com taxas muito baixas de conclusão. Isso prejudica o crescimento do país.
O Reitor Paulo Alonso defende a criação de um melhor sistema de avaliação, para oferecer uma educação superior com qualidade, o que naturalmente é o ideal de todos.
Os integrantes na EAD privada crescem de maneira bastante expressiva (quase o triplo de ingressantes no presencial). Por isso mesmo, todo cuidado com a qualidade é pouco – e isso deve ser considerado.
Mais lidas
-
1RODOVIAS
Obras da ponte entre Penedo (AL) e Neópolis (SE) avançam e ultrapassam 60% de execução
-
2SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
3DESASTRE CLIMÁTICO.
Poderoso furacão Polo castiga a costa do México enquanto Nolo se dirige para o Havaí.
-
4
Vereadora eleita no Maranhão faz sexo dentro do Cartório
-
5SERVIÇOS ESSENCIAIS
Após decisão do TST, Caixa retoma atendimento parcial durante greve dos bancários