Alagoas

Governo de Alagoas entrega ambulâncias do Samu a municípios alagoanos nesta sexta-feira

Sete novas ambulâncias e 17 unidades odontológicas móveis reforçam atendimento de urgência e saúde bucal em cidades do estado

Ruana Padilha / Ascom Sesau 22/01/2026
Governo de Alagoas entrega ambulâncias do Samu a municípios alagoanos nesta sexta-feira
Entrega de ambulâncias do Samu e unidades odontológicas móveis reforça saúde em municípios alagoanos. - Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realiza nesta sexta-feira (23) a entrega de sete ambulâncias doadas pelo Governo Federal para renovar a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Alagoas. Os veículos, do tipo Unidade de Suporte Básico (USB), contam com equipamentos de assistência à vida e são utilizados em atendimentos pré-hospitalares de urgência e emergência.

A solenidade contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do governador de Alagoas, Paulo Dantas. O evento será realizado às 10h, na Avenida Dr. Jorge Montenegro Barros, no bairro Santa Amélia, em Maceió.

O Samu integra a Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde e faz parte da Rede Assistencial Pré-Hospitalar Móvel de Atendimento às Urgências. O serviço é gratuito, disponível pelo número 192, com atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana, oferecendo orientações por telefone e envio de ambulâncias com equipes especializadas para ocorrências.

Unidades Odontológicas Móveis ampliam atendimento

Durante a cerimônia, também serão entregues 17 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs), que irão ampliar a oferta de atendimento especializado em saúde bucal em municípios alagoanos. As unidades móveis servirão como complemento aos serviços das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), facilitando o acesso da população aos cuidados odontológicos, especialmente em regiões com maior demanda ou dificuldade de deslocamento.

Serão beneficiados os municípios de Arapiraca, Batalha, Campo Grande, Coqueiro Seco, Estrela de Alagoas, Maribondo, Monteirópolis, Olho D’Água do Casado, Olivença, Palmeira dos Índios, Piranhas, Santana do Ipanema, Santana do Mundaú, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Teotônio Vilela e União dos Palmares.