Alagoas

Secretaria da Mulher e movimentos femininos alinham reestruturação de Fórum

Encontro no CEAM discute retomada do Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres Rurais e propõe descentralização das ações para o interior.

Ascom Semu 21/01/2026
Secretaria da Mulher e movimentos femininos alinham reestruturação de Fórum
Reunião da Semu e movimentos femininos discute reestruturação do Fórum das Mulheres Rurais. - Foto: Ste Ferreira/Ascom Semu

A Secretaria de Estado da Mulher (Semu) realizou, nesta terça-feira (20), uma reunião com integrantes do Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres Rurais para discutir a reestruturação do órgão. O encontro ocorreu no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM).

Durante a reunião, foi debatida a necessidade de definir as representantes titulares e suplentes das entidades que compõem o Fórum, além do início da elaboração de um novo regimento interno.

O Fórum, criado em 2013, encontrava-se inativo. Reconhecendo sua relevância para a proteção e promoção do bem-estar das mulheres do campo, a Semu vem dialogando, desde o fim do último ano, com representações rurais femininas visando à retomada de suas atividades.

“Esta reunião marca mais uma etapa da retomada do Fórum, sendo uma oportunidade para nos aproximarmos e ouvirmos as demandas e necessidades das mulheres rurais”, avalia Izabelly Keline, superintendente de Políticas para a Mulher da Semu.

Maria Rita, representante do Movimento das Mulheres Camponesas no Fórum, destacou a importância da reativação do órgão para que as mulheres rurais possam dialogar diretamente com o Estado sobre suas necessidades e garantir que políticas públicas específicas cheguem a esse segmento da população feminina.

“Com o Fórum, as mulheres do campo conquistam voz, acesso a esclarecimentos, políticas públicas e a garantia de direitos históricos”, afirmou.

Territorialização

Além de tratar das questões burocráticas para o pleno funcionamento do Fórum, as participantes iniciaram discussões sobre a implementação de ações nos territórios rurais. O objetivo é descentralizar as atividades, aproximando-as das mulheres que vivem fora da capital.

Foram debatidas, ainda, estratégias específicas para o enfrentamento à violência doméstica e familiar, levando em consideração as vivências, necessidades e particularidades das mulheres residentes nas zonas rurais.

Fórum

Vinculado à Semu, o Fórum de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres Rurais é um órgão colegiado, deliberativo, consultivo e fiscalizador, cuja finalidade é formular e debater propostas de políticas públicas voltadas para mulheres rurais, das florestas e das águas.