Alagoas

Instituto de Identificação emite carteiras funcionais para bombeiros militares de Alagoas

Ação conjunta com o Corpo de Bombeiros garante documentação oficial e reforça segurança institucional

Pedro Sales* / Ascom Polícia Científica 19/01/2026
Instituto de Identificação emite carteiras funcionais para bombeiros militares de Alagoas
Instituto de Identificação inicia emissão de carteiras funcionais para bombeiros militares de Alagoas. - Foto: Dyego Duarte / Ascom Instituto de Identificação

O Instituto de Identificação de Alagoas iniciou, nesta segunda-feira (19), a emissão das carteiras funcionais para os integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL). A ação, que se estende por três dias, ocorre na sede do órgão e é direcionada exclusivamente aos membros da corporação.

Esta é a primeira iniciativa do ano voltada à documentação funcional dos bombeiros e integra um planejamento mais amplo, com outras etapas previstas para os próximos meses. O objetivo é ampliar o alcance do serviço e garantir que todos os militares estejam devidamente documentados.

De acordo com o superintendente do Instituto de Identificação de Alagoas, Antônio Ferreira, a iniciativa é resultado da integração entre o Corpo de Bombeiros e a Polícia Científica. Ele ressaltou que a atuação conjunta dos órgãos de segurança do Estado contribui para a melhoria contínua dos serviços públicos.

“A emissão das carteiras funcionais representa mais um avanço na política de estruturação diária em prol da sociedade alagoana. Essa iniciativa também demonstra o empenho com a modernização e a eficiência dos processos administrativos no atendimento aos servidores”, afirmou o superintendente.

A carteira funcional é fundamental para a identificação oficial dos bombeiros militares, sendo indispensável para a segurança institucional e para o exercício pleno das atividades operacionais e administrativas da corporação.

Além de formalizar o vínculo funcional, o documento contribui para a organização interna e para a padronização dos procedimentos institucionais. Em Alagoas, o Instituto de Identificação é responsável pela emissão das funcionais do CBMAL, dos policiais penais e dos policiais científicos.

*Estagiário sob supervisão.