Alagoas

Sesau reconhece boas práticas de gestão do trabalho e educação permanente na Saúde

José Arnaldo / Ascom Sesau 19/12/2025
Sesau reconhece boas práticas de gestão do trabalho e educação permanente na Saúde
Encontro foi promovido pela Sesau nesta sexta-feira (19), em Maceió - Foto: José Arnaldo

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) promoveu, nesta sexta-feira (19), o IV Encontro de Recursos Humanos e Núcleos de Educação Permanente em Saúde da Rede Estadual de Saúde Pública. Durante o encontro, na Escola de Governo do Estado de Alagoas (EGAL), em Maceió, foi promovida a Mostra de Práticas Exitosas em Gestão de Trabalho e Educação na Saúde, trazendo as boas práticas desenvolvidas pelas equipes das unidades assistenciais e setoriais com administração realizada.

 

O momento foi promovido pela Gerência de Desenvolvimento e Educação em Saúde (GDES) da Superintendência de Valorização de Pessoas (SUPVP) e idealizado pelo Setor de Qualificação do Servidor (SQS), que assessora, acompanha e monitora os hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Clínicas da Família. Também cuida dos demais serviços no desenvolvimento de ações educativas de qualificação e capacitação da força de trabalho, visando fortalecer a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS).

 

Para o supervisor de Qualificação do Servidor da Sesau, Marcus Magno, os encontros promovidos garantem a integração e troca de experiências entre os setores.

 

“Conseguimos aproximar mais as unidades setoriais, assim como promover um espaço de diálogo e avaliação das ações desenvolvidas. Isso permite que possamos, de forma coletiva, desenvolver projetos e replicar as boas iniciativas em nossos serviços”, destaca o supervisor.

 

A mostra de práticas exitosas

 

Dez dos trabalhos submetidos pelas unidades e analisados por uma comissão avaliadora foram selecionados, por meio de edital, para apresentação e avaliação da banca que reconheceu as três melhores experiências na área de gestão de pessoas e qualificação das pessoas trabalhadoras da rede estadual.

 

Foram selecionados projetos das unidades:

 

Hemocentro de Alagoas (Hemoal) - Unidade Maceió;

Hospital da Criança de Alagoas (HC);

Hospital da Mulher Dra. Nise da Silveira (HM);

Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene (HCA);

Hospital Geral do Estado Prof. Osvaldo Brandão Vilela (HGE);

Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA);

Hospital Regional da Mata (HRM);

Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS);

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cidade Universitária;

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jaraguá.

Dos trabalhos apresentados, três projetos foram avaliados como as melhores práticas, abordando e evidenciando os impactos significativos no desenvolvimento das pessoas trabalhadoras da Sesau. As experiências premiadas em 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente, foram idealizadas pelo Hospital da Criança de Alagoas (HC), Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS) e Hemoal Maceió.

 

Para a superintendente de Valorização de Pessoas da Sesau, Andréa Loureiro, a promoção da cultura da humanização e da qualificação contínua dos servidores da saúde estadual vem sendo uma prática essencial. Isso porque, segundo ela, por meio destas diretrizes, a Sesau tem consolidado um ambiente de trabalho seguro e acolhedor para todos os colaboradores.

 

“É um compromisso nosso, enquanto gestão de pessoas, oportunizar espaços de diálogo e escuta com as equipes de recursos humanos e educação permanente das unidades. Essas ações fortalecem o nosso trabalho e ajudam a compreender as especificidades de cada serviço, contribuindo em atividades específicas e necessárias de cada setor” explica.

 

Entre janeiro de 2024 a novembro de 2025, mais de 900 atividades educativas foram desenvolvidas pelas unidades assistenciais e setoriais da Sesau. Com isso, foram capacitadas mais de 8.500 pessoas trabalhadoras da saúde, gerando mais de 22.000 certificações pela participação das atividades pelos trabalhadores.