Alagoas
Operação Casmurro desarticula organização criminosa ligada ao tráfico de drogas
Ação integrada da SSP-AL, Polícia Civil e Militar cumpre mandados em Palmeira dos Índios e resulta em prisões e apreensões.
Ascom SSP-AL
A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL) deflagrou, nas primeiras horas desta quinta-feira (18), a Operação Casmurro. A ação, realizada em conjunto com a Polícia Civil e a Polícia Militar, tem como objetivo desarticular uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas e outros crimes em Palmeira dos Índios, Agreste alagoano.
Ao todo, estão sendo cumpridos 29 mandados judiciais, sendo nove de prisão e 20 de busca e apreensão, expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital. Até o momento, sete pessoas foram presas. As equipes apreenderam duas armas de fogo e uma quantidade de drogas.
A operação é resultado do trabalho integrado da Chefia Geral de Inteligência Integrada da SSP, da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), da Polícia Civil e do 10º Batalhão da Polícia Militar. As ordens judiciais foram expedidas com base em provas técnicas robustas reunidas ao longo de meses de investigação.

A organização criminosa recebeu o nome de Casmurro devido ao perfil reservado e silencioso de seus integrantes, que evitavam exposição, diálogo e o compartilhamento de informações, inclusive com pessoas externas ao grupo.
Para o cumprimento das ordens judiciais, cerca de 120 policiais foram mobilizados. Pela Polícia Militar, atuam efetivos do 10º Batalhão, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), da Companhia de Policiamento de Choque, com apoio do Canil, além da Rotam, Raio, Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), 3º Batalhão de Polícia Militar, e das 7ª e 3ª Companhias Independentes.

A Polícia Civil participa com equipes da Seção de Capturas da Dracco, do Tático Integrado de Grupos de Resgate Especial (Tigre), do 5º Distrito Regional de Polícia (DRP) e da Delegacia de Polícia Judiciária da Área 3 (DPJ 3). A operação conta ainda com o apoio do Departamento Estadual de Aviação (DEA).
A SSP-AL reforça que a população é uma importante aliada no combate à criminalidade e pode contribuir com denúncias anônimas sobre homicídios, tráfico de drogas, roubos e organizações criminosas. O Disque-Denúncia 181 funciona gratuitamente, com garantia de sigilo absoluto.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados