Alagoas
Equipe do Saúde Até Você Digital visita salas de atendimento em hospitais estaduais
O Programa Saúde Até Você Digital, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), foi apresentado, na quarta-feira (17), aos gestores e técnicos de hospitais da Rede Estadual de Saúde Pública situados em Maceió. A iniciativa, que irá funcionar por meio de um aplicativo de telemedicina e que poderá ser acessado pela população via celular, tablet e computador, irá assegurar o agendamento de consultas e exames.
Com isso, o acesso aos serviços de saúde será facilitado à população, ocorrendo de forma mais rápida e eficiente, reduzindo filas e agilizando o atendimento. O aplicativo do programa estará acessível a toda população até o final deste mês, na AppStore e PlayStore. Também serão disponibilizadas consultas médicas e agendamentos de exames em salas do Saúde Até Você Digital, instaladas nos Hospital Metropolitano (HMA), Hospital do Coração Alagoano (HC), Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital da Mulher (HM) e Hospital da Criança.
O Estado fará uma parceria com as prefeituras municipais para que o acesso a esses serviços possam chegar a todas as unidades de saúde dos 102 municípios alagoanos. Inicialmente o aplicativo Programa Saúde Até Você Digital oferece consulta com clínicos gerais disponíveis 24 horas por dia, os sete dias por semana, além da possibilidade de checagem de alguns dados vitais do paciente, como pressão arterial, nível de estresse mental e frequência cardíaca.
Também pode ser realizado o agendamento de consultas com as especialidades de cardiologia, nutrição, psicologia, psiquiatria, urologia, dermatologia, ginecologia, neurologia, neuropediatria, ortopedia, pediatria e endocrinologia.
Para a coordenadora do Saúde Até Você, médica Júlia Britto do Amaral Dantas, o programa é um marco na saúde do Estado. Ela pontua que a iniciativa vai ampliar ainda mais esse acesso da população a consultas com especialistas. “Com ele, as pessoas contarão com mais acessibilidade, com uma saúde mais próxima e de ainda mais qualidade para todos alagoanos. Em breve também iremos inaugurar as Salas do programa nas unidades hospitalares do interior, nas UPAs [Unidades de Pronto Atendimento], e nas UBSs [Unidades Básicas de Saúde] dos 102 municípios”, informou a coordenadora.
O responsável pela plataforma, Rafael Figueiroa, explica que, por meio do Saúde Até Você Digital, todas as unidades de saúde do Estado serão integradas, incluindo Atenção Primária, secundária e terciária. Com isso, todos os exames realizados, cobertos pelo programa, terão laudos no mesmo dia, reduzindo o tempo de espera e garantindo a resolutividade.
“O novo programa permite a criação de um registro único do cidadão, com a jornada completa de saúde, incluindo o que está acontecendo nas consultas virtuais, os resultados desses exames e laudos, assim como o histórico da Atenção Primária. É uma jornada híbrida entre o presencial e o digital, garantindo que ocorra integralidade no acesso e que não se percam informações”, detalhou.
Rafael Figueiroa destaca, ainda, que qualquer cidadão alagoano que utilize o Sistema Único de Saúde (SUS) pode usar o aplicativo. “A plataforma é destinada tanto a quem precisa de consultas iniciais quanto àqueles que já estão em acompanhamento médico. Para ter acesso, é necessário realizar um cadastro diretamente no aplicativo, baixado nas lojas de apps [Android e iOS]. Basta inserir os dados pessoais como CPF, nome completo, endereço e algumas informações de saúde”.
Salas
Com a implantação da telemedicina, os hospitais passam a contar com uma estrutura equipada para oferecer serviços digitais. Com isso, haverá a possibilidade de realizar consultas, diagnósticos e acompanhamentos médicos sem a necessidade de deslocamento para outras regiões. O primeiro paciente atendido na Sala do Saúde Até Você Digital do Hospital Metropolitano de Alagoas foi Antônio Alves da Silva, de 54 anos. Ele destacou a qualidade da consulta. “Me consultei com clínico geral e achei o atendimento muito bom, rápido e prático. Acho interessante ter esse contato com os médicos de forma digital”, disse.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados