Alagoas
Ufal e Universidade de Coimbra firmam convênios para internacionalização
Novo protocolo contempla a Faculdade de Direito de Alagoas e visa ampliar intercâmbios e parcerias institucionais
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) celebra um momento marcante em sua trajetória acadêmica ao firmar um convênio amplo com a renomada Universidade de Coimbra, um ícone de excelência no cenário educacional e científico internacional. A assinatura do protocolo de intenções, realizada no salão nobre da Reitoria da Universidade de Coimbra neste mês de dezembro, foi somado a acordos já estabelecidos entre as instituições, promovendo uma cooperação que promete enriquecer o intercâmbio entre estudantes e docentes, além de incentivar atividades acadêmicas inovadoras.
O vice-diretor da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA), Filipe Lôbo, esteve com o vice-reitor da Universidade de Coimbra, Nuno Calvão, o diretor da Faculdade de Direito de Coimbra, Pedro Gonçalves, e o coordenador da licenciatura em Direito da universidade portuguesa, o professor Jorge Alves Correia. Professor Doutor Jorge Alves. O representante da Ufal, que está cursando seu pós-doutorado em Coimbra expressou entusiasmo ao relatar a construção de novas oportunidades para a integração entre as instituições.
“Estamos construindo aí as pontes para os próximos passos. E com isso também virão algumas parcerias institucionais de capacitação e otimização de serviços”, adiantou Lôbo. Ele também lembrou que o primeiro protocolo firmado abrange todos os cursos, assegurando um desenvolvimento mais integrado e colaborativo.
A diretora da FDA, Elaine Pimentel, reconheceu a importância desse protocolo com a articulação e empenho do professor Filipe: “A FDA agradece ao professor Filipe por toda a articulação que foi feita por ocasião do seu pós-doutoramento na Universidade de Coimbra e proporcionou essa aproximação entre as instituições, trazendo para o Ufal a oportunidade de fazer intercâmbio estudantil, intercâmbio de docentes e uma série de atividades acadêmicas relevantes que insere a FDA no âmbito da internacionalização tanto para a graduação quanto para o programa de pós-graduação em Direito”.
Em outra ocasião, o professor Filipe Lôbo, que também é procurador-geral do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), já discutiu oportunidades de cooperação da Universidade de Coimbra com a Ufal, o TJAL, por meio da Escola Superior da Magistratura (Esmal), e a Prefeitura Municipal de Maceió. A parceria em alagoas já envolve o Fórum Universitário e o mestrado da FDA, que tem cotas para integrantes do Poder Judiciário, a presença de estagiários, a participação no Enpejud e outros, além de projetos de pesquisa e extensão.
Com essa nova fase de parcerias, a Ufal reafirma seu compromisso em elevar a qualidade da formação acadêmica internacional e seu impacto na sociedade, consolidando-se como uma instituição de referência no Brasil e no exterior.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados