Alagoas
Egressa da Ufal é aprovada em mestrado na UFSC com estudo sobre semiárido alagoano
Pesquisa de Ana Clara Peixoto fala sobre o empreendedorismo e inovação na região, focando no desenvolvimento local e comunitário
A análise do empreendedorismo local e seus impactos no semiárido alagoano por Ana Clara Peixoto, realizada durante a graduação em Administração pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), virou objeto de pesquisa e estudo no mestrado em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O pré-projeto teve origem no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da estudante e aborda práticas de trabalho e inovação em organizações que atuam no semiárido alagoano, com foco no desenvolvimento sustentável.
O interesse pela pesquisa surgiu ainda na graduação, nas aulas de Metodologia Científica ministradas pelo professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) Carlos Everaldo, também orientador do TCC. A partir da escolha do tema, a estudante baseou a sua pesquisa em empreendimentos focados na organização comunitária e impacto social das iniciativas na região e para a comunidade, o que motivou o aprofundamento do tema no mestrado.
“Minha pesquisa analisa como práticas de empreendedorismo e inovação se desenvolvem no semiárido alagoano, especialmente em organizações que atuam em contextos rurais. O objetivo é interpretar como esses dois elementos, empreender e inovar, contribuem para o desenvolvimento sustentável da região, destacando iniciativas locais, estratégias de adaptação e formas de organização comunitária”, contou Ana Clara
Durante o desenvolvimento do trabalho, a egressa chegou a procurar 12 organizações, das quais quatro participaram efetivamente do estudo: a Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa; o Complexo Arqueológico Nova Esperança; a Associação dos Apicultores de Lagoa dos Porcos e o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Campo. Após a definição dos empreendimentos, a egressa contextualizou teoricamente essas organizações, construindo um panorama integrado entre elas e identificando as temáticas representativas desse recorte regional.
“A pesquisa desenvolvida se mostrou importante, pois conseguimos coletar dados empíricos e transformá-los em informações úteis para a sociedade e ao mesmo tempo enriquecer os estudos científicos na região e levá-los ao conhecimento nacional. A Universidade, ao acessar e trocar saberes com a sociedade, enriquece o olhar do pesquisador, da comunidade externa e dos discentes que descobrem outros campos de estudos locais que devem ser divulgados”, pontuou o orientador, professor Carlos Everaldo.
A aprovação mostra que as pesquisas realizadas dentro do ambiente da Ufal, baseadas em metodologias consolidadas e em temas de relevância social, vêm sendo aprovadas em seleções externas, indicando a pertinência dos estudos e formando pesquisadores, contribuindo diretamente para a circulação e o fortalecimento da produção científica no Brasil.
a
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados