Alagoas
Operação Cerberus desarticula organizações criminosas ligadas ao tráfico de drogas
Ação integrada entre as polícias Civil e Militar cumpre 40 mandados e resulta em sete prisões na Grande Maceió.
A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas coordenou, nesta quarta-feira (17), a Operação Cerberus, uma ação integrada entre as Polícias Civil e Militar com o objetivo de desarticular três organizações criminosas envolvidas com o tráfico de drogas e outros ilícitos em Maceió, Satuba e Marechal Deodoro.
Ao todo, foram cumpridos 40 mandados judiciais, sendo 13 de prisão, 24 de busca e apreensão e três medidas cautelares. Sete pessoas foram presas durante a operação, que ocorreu simultaneamente em mais de dez bairros da capital e em municípios da Região Metropolitana.
As investigações, conduzidas ao longo de cerca de 10 meses pela Delegacia de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), em parceria com a Polícia Militar, identificaram três frentes criminosas distintas, atuando de forma estruturada no tráfico de entorpecentes, porte ilegal de armas de fogo e outros crimes. As atividades ilícitas se concentravam principalmente nos bairros Feitosa, Jacintinho e Benedito Bentes, gerando instabilidade social e insegurança à população.

Durante o cumprimento dos mandados em duas localidades, houve reação armada por parte de suspeitos, que dispararam contra as guarnições policiais. Os envolvidos foram atingidos, socorridos e encaminhados para atendimento médico, mas não resistiram aos ferimentos.
A operação recebeu o nome de Cerberus por concentrar e executar, de forma simultânea, três investigações independentes, com o objetivo de cercear as atividades criminosas, apreender materiais ilícitos e enfraquecer a atuação dessas organizações, ampliando a sensação de segurança, sobretudo na capital.
Os mandados, representados pela DRACCO com base em provas técnicas produzidas ao longo da investigação, foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.
Para o cumprimento das ordens judiciais, cerca de 140 policiais foram mobilizados. Pela Polícia Militar, participaram efetivos do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Companhia de Policiamento de Choque, Ronda Ostensiva Tática Motorizada (ROTAM), Ronda de Ação Intensiva Ostensiva (RAIO), Regimento de Polícia Montada (RPMON), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), além do 5º, 12º e 13º Batalhões.
Já a Polícia Civil contou com agentes da Seção de Capturas da DRACCO, do Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais (TIGRE), da Operação Policial Litorânea Integrada (OPLIT), da Divisão Especial de Investigações e Capturas (DEIC/DECOR) e da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DRN). A operação também teve o apoio do Departamento Estadual de Aviação (DEA).
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados