Alagoas

SESI destaca impacto da educação tecnológica no desenvolvimento dos municípios alagoanos

Encontro anual reforçou o papel da inovação na recomposição da aprendizagem e na formação para o futuro

17/12/2025
SESI destaca impacto da educação tecnológica no desenvolvimento dos municípios alagoanos

O Serviço Social da Indústria (SESI) promoveu nessa terça-feira (16), no Hotel Jatiúca, em Maceió, o Encontro Anual das Indústrias do Conhecimento, reunindo gestores públicos, interlocutores municipais e especialistas para discutir os resultados e impactos das ações educacionais desenvolvidas pela instituição nos municípios de Alagoas.

Com o tema “Conexões que Transformam”, o evento evidenciou como as iniciativas do SESI têm contribuído para o fortalecimento da educação pública, por meio do uso da tecnologia, da inovação e de práticas pedagógicas voltadas à recomposição da aprendizagem e ao desenvolvimento de competências para o futuro.

A diretora de Educação e Tecnologia do SESI SENAI em Alagoas, Cristina Suruagy, ressaltou o compromisso da instituição em compartilhar sua experiência educacional para além das unidades próprias. “A gente precisa fazer a Educação sair dos muros das escolas do SESI e atravessar toda essa ponte para chegar aos municípios. É um prazer imenso fazer esse tipo de trabalho, porque a gente acredita no nosso propósito e acredita que isso faz a diferença verdadeira na vida das pessoas e no futuro”, destacou.

Cristina também reforçou a visão estratégica do programa Cidade do Amanhã, iniciativa do SESI que oferta soluções em diversas áreas do desenvolvimento municipal, entre elas, a Educação. “Não é à toa que a gente chama esse programa de Cidade do Amanhã. Que cidade a gente espera e anseia? Quando falamos de Educação, falamos do futuro desses jovens e dessas crianças, com tecnologia, inovação, cultura, qualidade e um significado muito forte de aprendizagem”, afirmou.

O gerente executivo de Educação Básica do SESI, Tássio Paiva, destacou que o encontro anual consolida a atuação educacional da instituição nos municípios alagoanos, fortalecendo parcerias e ampliando o alcance das soluções ofertadas. “O principal ganho desse evento é potencializar ainda mais nossa atuação nos municípios, já que estamos presentes em mais de 40 cidades. Também é uma oportunidade de apresentar as diversas soluções do SESI SENAI, como o programa Cidade do Amanhã, além de celebrar resultados importantes”, explicou.

Segundo Tássio, somente em 2025 o SESI formalizou mais de 20 mil matrículas em educação continuada, contribuindo de forma estratégica para o cumprimento dos indicadores de gratuidade regulamentar da instituição.  “É um evento que traz propósito, provocação, celebração e, principalmente, visão de futuro”, completou.

O prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, compartilhou a experiência da cidade com as ações educacionais do SESI, destacando a importância da tecnologia como ferramenta para a melhoria do ensino. “Trabalhamos com a Indústria do Conhecimento desde 2016. A tecnologia é determinante em todos os setores da vida moderna e, na Educação, não poderia ser diferente. Ela depende cada vez mais de equipamentos e de práticas tecnológicas”, afirmou.

O gestor também ressaltou o papel das iniciativas na recomposição da aprendizagem. “Através da Indústria do Conhecimento, temos a oportunidade de buscar quem ficou para trás, introduzir tecnologia e dar condições reais para que essas pessoas se desenvolvam e aprendam melhor”, pontuou.

A programação contou com palestra magna sobre “Educação Tecnológica como Estratégia para a Recomposição da Aprendizagem”, ministrada pela professora doutora Joice Lopes Leithe, além de experiências tecnológicas, oficinas simultâneas voltadas a gestores públicos e interlocutores municipais, a apresentação de resultados alcançados ao longo do ano e premiação às Indústrias do Conhecimento de destaque.