Alagoas
Governador anuncia bonificação de R$ 90 milhões para servidores da Educação
Pagamento extra contempla mais de 20 mil profissionais da rede estadual como incentivo pela participação no Saeb
O governador Paulo Dantas anunciou, na terça-feira (16), o pagamento de uma bonificação para servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em reconhecimento à adesão e participação da rede estadual de ensino na aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizadas entre o final de outubro e início de novembro.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Dantas adiantou que serão destinados R$ 90 milhões a mais de 20 mil servidores da Educação. O valor representa uma folha salarial extra, como forma de agradecer o empenho da categoria, que contribuiu para o aumento da participação da Rede Estadual de Ensino na avaliação, um dos indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Saímos de 74% de participação na prova Saeb em 2023 e ampliamos para quase 99% em 2025. Por isso, ainda este ano, queremos pagar mais uma folha, mais um salário para os servidores da Educação. O projeto de lei já está sendo encaminhado para a Assembleia Legislativa de Alagoas, e tenho certeza de que os deputados e deputadas vão aprovar para que possamos efetuar o pagamento ainda este ano”, afirmou o governador.
A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, comemorou a iniciativa. “Agradecemos ao governador pelo reconhecimento e valorização de todos os servidores da Educação, que tanto se empenharam para que tivéssemos quase 99% de participação da nossa rede no Saeb. Uma mobilização que também foi abraçada por nossos estudantes e suas famílias”, destacou.
-(20).jpg)
A prova Saeb
Promovida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a prova Saeb foi aplicada para 6,5 milhões de estudantes brasileiros entre o final de outubro e início de novembro. A avaliação mede a proficiência em língua portuguesa e matemática dos alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio de escolas públicas e privadas.
Pela Rede Estadual de Alagoas, mais de 36 mil estudantes participaram das provas, resultando em uma adesão de quase 99% dos alunos da rede estadual.
O Saeb é considerado o principal instrumento de diagnóstico da Educação Básica no país, permitindo avaliar a qualidade do ensino e identificar fatores que influenciam o desempenho escolar. Além disso, integra o cálculo do Ideb.
Próximas etapas
Após o término da aplicação das provas, os resultados do Saeb serão divulgados em 2026, de acordo com o cronograma:
· 6/7 a 10/7/2026 – Divulgação dos resultados preliminares no Sistema Saeb e prazo para interposição de recursos;
· A partir de 28/8/2026 – Divulgação dos resultados finais e dos pareceres dos recursos no Sistema Saeb.
Ana Paula Lins e Yasmin Henrique/Ascom Seduc
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados