Alagoas
Pelotão Mirim forma quase 90 meninos e meninas em Arapiraca
Uma noite festiva para reconhecer publicamente e celebrar o esforço de 87 meninos e meninas. A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) promoveu, na noite dessa terça-feira (16), a formatura da edição 2025 do Projeto Pelotão Mirim, desenvolvido pelo 3º Batalhão de Polícia Militar. Ao longo do ciclo anual, crianças e pré-adolescentes assimilaram valiosas lições de civismo, ética, cidadania e prevenção.
O evento foi presidido pelo subcomandante do 3º BPM, capitão Emanoel Pedro, e contou com a presença de oficiais e praças da unidade, familiares dos formandos e autoridades convidadas. A cerimônia aconteceu no Centro de Apoio às Escolas de Tempo Integral (CAETI I), em Arapiraca.
.jpg)
O momento de honra ao veterano homenageou o 1º tenente João César Donato e o 3º sargento Jairo Bomfim de Melo, ambos da Reserva Remunerada (R/R), que receberam a continência de todos os militares presentes. Houve ainda a homenagem aos veteranos do projeto, tendo como convidada a veterana mirim Camille Duarte, da turma 2015, que compartilhou sobre sua vivência naquela que foi a 6ª turma do projeto.
Aconteceu também o reconhecimento e entrega de certificados aos mirins que se destacaram durante o ano. Foram eles, o tenente mirim Jairo, do pelotão Alfa, e os soldados mirins Lucas, do 1º pelotão; Abraão, do 2º pelotão e Lívia, do 3º pelotão. Em seguida, os demais concluintes também receberam seus certificados das mãos de seus padrinhos e madrinhas.
 (2).jpg)
“Celebramos o sucesso do projeto ao integrar crianças em situação de vulnerabilidade ao convívio comunitário, oferecendo orientações de comportamento, educação e segurança. A iniciativa fortalece a prevenção e contribui para a formação de cidadãos conscientes. Agradecemos aos pais pela confiança, aos parceiros e apoiadores, aos militares que se dedicam incansavelmente e a cada menino e menina que fazem parte dessa história”, destacou o capitão Emanoel.
A solenidade foi encerrada com o último “fora de forma”, ato que tradicionalmente marca o término das atividades após formaturas militares e que, desta vez, simbolizou a derradeira execução do comando. O subtenente Santos foi o responsável por comandar o último “fora de forma” da turma 2025 do Pelotão Mirim, sinalizando que o ciclo foi produtivo, porém chegou ao fim.
 (1).jpg)
Pelotão Mirim
O Pelotão Mirim atende meninos e meninas com idades entre 10 e 13 anos, oriundos de famílias de baixa renda e em circunstâncias de especiais necessidades para o seu bem-estar social, promovendo sua integração ao contexto comunitário. O projeto teve início em 05 de abril de 2010 e já formou mais de mil crianças.
A cada edição, durante cerca de dez meses, os participantes aprendem noções de cidadania, hierarquia, convivência em grupo, disciplina, segurança, saúde, higiene, prevenção e resistência às drogas, além de atividades esportivas. Tudo ocorre no contraturno da escola formal, nas dependências do 3º BPM, em Arapiraca. A iniciativa foi criada há 15 anos.
A ação conta com a parceria das prefeituras municipais de Arapiraca, Limoeiro de Anadia, Craíbas e Feira Grande, levando em conta a necessidade de aproximar a população da instituição militar.
 (2).jpg)
As crianças, fardadas, aprendem lições sobre comportamentos saudáveis, noções de segurança, higiene e saúde, relações interpessoais, prevenção de incêndio, prevenção e resistência às drogas, prevenção ao assédio de gangues, aulas de educação física, libras, reforço escolar, ordem unida, cidadania, ética e civismo, trânsito, meio ambiente, além de participações em eventos.
.jpg)
O evento contou com a presença do prefeito de Craíbas, Teófilo Pereira; da vice-prefeita de Arapiraca, Ruth Nezinho; do promotor de Justiça Sitael Jones; e dos secretários municipais de Arapiraca, titulares das pastas de Ordem Pública e de Esportes, coronel R/R Ênio Bolivar e Fabiano Leão, respectivamente. Também participaram a secretária de Educação de Craíbas, Andrea Madeiro; o secretário de Educação de Limoeiro de Anadia, Antônio Martins; a gerente pedagógica do município de Feira Grande, Rita de Cássia; o secretário adjunto de Educação de Feira Grande, Josélio Cavalcante; e a soldado Nadir, homenageada pela turma.
Ascom PMAL
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados