Alagoas

Programa Governo Trabalhando leva ações para Sertão e Agreste alagoano

17/12/2025
Programa Governo Trabalhando leva ações para Sertão e Agreste alagoano
Governo Trabalhando levará ações integradas reunindo diversos órgãos e secretarias estaduais em um único espaço de atendimento à população - Foto: Pei Fon/Agência Alagoas

O Governo de Alagoas realiza, a partir desta quinta (18) e sexta-feira (19), mais uma edição do programa Governo Trabalhando, iniciativa coordenada pelo Gabinete Civil. O objetivo é ampliar e descentralizar as ações sociais do Estado, aproximando os serviços públicos da população do interior.

 

A nova edição contempla municípios do Agreste e Sertão alagoano, com inaugurações de obras estruturantes, entrega de equipamentos e uma ampla oferta de atendimentos gratuitos à população.

 

Segundo a secretária executiva de Gestão Interna do Gabinete Civil, Alexandra Carvalho, a principal finalidade do Governo Trabalhando é aproximar o Estado da população, levando os serviços públicos diretamente para os municípios, especialmente para regiões mais afastadas da capital. “É um compromisso do Governo de Alagoas com acesso, cidadania, dignidade e presença do Estado, garantindo que o cidadão resolva demandas essenciais de forma rápida, gratuita e humanizada, sem precisar se deslocar para Maceió”, destacou.

 

A primeira edição, realizada em Delmiro Gouveia, contabilizou mais de 16 mil atendimentos, com ações simultâneas em outros sete municípios do Alto Sertão e também em Chã Preta. Na edição seguinte, o Governo Trabalhando avançou com entregas importantes em cidades como Arapiraca e Olho d’Água das Flores, expandindo o acesso da população a serviços essenciais.

 

A programação desta edição tem início na quinta-feira (18), com a inauguração da duplicação no trecho Arapiraca/Monteirópolis, a partir das 15h. Ainda no mesmo dia, às 17h, em Olho d’Água das Flores, será inaugurado o acesso ao Povoado Pedrão, além da entrega de um furgão para o município.

 

Na sexta-feira (19), a agenda institucional segue com ações em Igaci, onde haverá o descerramento da placa da duplicação e a assinatura da Ordem de Serviço para o acesso ao Povoado Coité das Pinhas. Em Palmeira dos Índios, será realizado o descerramento da placa da duplicação e, em seguida, a inauguração do Hospital Regional do Médio Sertão, equipamento estratégico para a regionalização da saúde e ampliação da oferta de atendimento hospitalar no interior do estado.

 

Além das entregas e inaugurações, o Governo Trabalhando levará uma série de ações integradas de cidadania, assistência social, educação, saúde, trabalho, tecnologia, agricultura e meio ambiente, reunindo diversos órgãos e secretarias estaduais em um único espaço de atendimento à população.

 

No campo do ensino, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) participa com o OxeTech Itinerante, oferecendo cursos profissionalizantes na área de tecnologia e inovação, com workshop introdutório de Python no período da manhã e oficina prática de desenvolvimento web com HTML, CSS e JavaScript no período da tarde. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) atua com ações do programa Vem que Dá Tempo, voltadas à busca ativa de estudantes fora da escola.

 

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) disponibiliza atendimento para cadastro na campanha Nota Fiscal Cidadã e ações de educação fiscal. A Secretaria de Estado da Mulher (Semu) presta orientações e informações às mulheres, com foco nos direitos, na rede de atenção, no apoio psicossocial e na distribuição de materiais educativos.

 

Por meio do Ônibus Itinerante da Casa de Direitos, a Secretaria de Estado da Prevenção à Violência (Seprev) oferta serviços como encaminhamento para emissão de segunda via de certidões, consultas e emissão de CPF e título eleitoral, carteira de trabalho digital, orientação jurídica e social, solicitação de seguro-desemprego, recuperação de conta Gov.br, cálculo de verbas rescisórias, além de orientações para acesso a políticas públicas, incluindo o programa de dignidade menstrual do Governo Federal.

 

A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) realiza o cadastro e a emissão do Cartão da Pessoa Idosa, o cadastro para o Cartão de Identificação da Pessoa com Deficiência e da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, além de ações voltadas ao Censo da Pessoa com Deficiência. Também estão previstas ações de vacinação antirrábica e emissão do RG Animal.

 

A Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) participa com ações integradas do Programa Criança Feliz e da Proteção Social Básica, voltadas a gestantes, crianças de 0 a 72 meses e seus cuidadores. A pasta também realiza inscrições no programa É a Minha Vez, orientação para acesso ao mercado de trabalho, apoio na elaboração de currículos, encaminhamento profissional e informações sobre crédito por meio da Desenvolve.

 

No eixo da agricultura familiar, a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) participa com o projeto Agricultura Familiar em Movimento, oferecendo emissão do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), do Cadastro Ambiental Rural (CAR), orientações sobre saúde ambiental e apoio no encaminhamento de benefícios previdenciários ao trabalhador rural. Em parceria com a Emater e a Adefal, também são realizados atendimentos gerais, emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA), cadastros agropecuários e orientações relacionadas ao Garantia Safra.

 

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) disponibiliza o sistema de informações de prevenção a desastres naturais, orientações sobre outorga de uso dos recursos hídricos e oficinas de educação ambiental, com doação de mudas. Já a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) atua com ações de prevenção, emissão e renovação de documentos de identificação, palestras educativas da Comissão Mulher Segura, apresentação da banda do programa Ronda no Bairro e demonstrações operacionais do Grupamento Aéreo da PM (Graer).

 

Integram ainda o programa, a ação o Detran com atendimento para CNH e veículos; a Águas do Sertão, oferecendo serviços como tarifa social, ligações de água, negociação de débitos e emissão de segunda via de contas; a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com consultoria e orientação sobre editais culturais; além de outros órgãos estaduais parceiros.

 Joyce Maia* (Estagiária sob Supervisão)