Alagoas
Alagoanos estão se separando menos: número de divórcios cai 7,2% no estado, aponta IBGE
Apesar da queda nas dissoluções em 2024, tempo médio de duração dos casamentos no Brasil diminuiu para 13,8 anos; confira o raio-x dos relacionamentos
O número de casais que decidiram colocar um ponto final na relação diminuiu em Alagoas. Dados das Estatísticas do Registro Civil, divulgados pelo IBGE, mostram que o estado registrou 6.420 divórcios em 2024, o que representa uma queda de 7,2% em comparação ao ano anterior.
O recuo confirma uma tendência de desaceleração após o pico histórico de 2022, quando o estado contabilizou 7.207 separações. Em 2023, o número já havia caído para 6.921, e agora retrai ainda mais.
O cenário local acompanha o ritmo nacional. O Brasil registrou uma queda de 2,8% no volume de divórcios. No recorte regional, o Nordeste teve redução de 3,1%. A única região que foi na contramão foi o Norte, com aumento de 9,1% nas separações.
Casamentos mais curtos
Se por um lado o volume total de divórcios caiu, por outro, quem decide se separar o faz mais rápido. O levantamento aponta que o tempo médio de duração dos casamentos no Brasil tem diminuído consistentemente.
- Em 2010: Os casamentos duravam, em média, 16 anos.
- Em 2024: O tempo médio caiu para 13,8 anos.
Sobre o perfil de quem se separa, os homens costumam ser mais velhos no momento do divórcio (média de 44,5 anos) do que as mulheres (41,6 anos).
Raio-X do Divórcio em Alagoas
- Taxa: Alagoas possui uma taxa de 2,8 divórcios para cada mil habitantes (acima da média nacional de 2,7).
- Filhos: A maioria das separações no estado (42,4%) envolve casais que possuem apenas filhos menores de idade. Casais sem filhos representam 29%.
- Via Judicial: A grande maioria (91,2%) dos processos em Alagoas ainda ocorre pela via judicial em primeira instância.
Casamentos em alta
Enquanto os divórcios caem, a oficialização de uniões voltou a crescer. Em 2023 (ano-base para este dado específico na pesquisa), Alagoas registrou 14.241 casamentos, um aumento de 9,16% em relação a 2022.
- Uniões Homoafetivas: Foram celebrados 81 matrimônios entre pessoas do mesmo sexo no estado (0,57% do total). Desses, a maioria (56) foi entre mulheres.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados