Alagoas
Herbário MAC forma nova turma de botânicos mirins
Projeto do IMA/AL certifica 45 crianças na 4ª edição do Botânico Mirim, promovendo consciência ecológica e amor à natureza.
“Agora eu sou um botânico mirim e tenho o dever de proteger a natureza”, afirmou David Vinícius, um dos novos guardiões do meio ambiente. Após três meses de aprendizado e experiências marcantes, os botânicos mirins participaram da cerimônia de formatura, concluindo uma etapa fundamental do projeto.
Nesta quarta-feira (10), 45 crianças receberam certificados que simbolizam seu compromisso com o futuro sustentável. O Botânico Mirim já impactou 165 participantes, oferecendo uma sólida base de conhecimento e consciência ecológica.
Esta é a 4ª edição do projeto promovido pelo Herbário MAC, do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), que visa apresentar às crianças o universo da botânica e incentivar o cuidado diário com a natureza.
“Hoje encerramos mais uma edição e as crianças estavam radiantes, assim como seus pais. Temos muito orgulho desta turma, como de todas as anteriores. É gratificante transmitir conhecimentos sobre nossa flora, fauna e preservação dos rios e mares. O projeto é emocionante e inspirador. Que venha a 5ª edição!”, celebrou Rosângela Lemos, gerente e curadora do Herbário MAC.
A iniciativa conta com apoio de diversos parceiros, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Museu de História Natural, Casa da Indústria, Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e o programa Ronda no Bairro.
“Essa é uma iniciativa exemplar do IMA. Ficamos felizes em trazer as crianças do Ronda Mirim para participar, conhecer o meio ambiente de perto e formar futuros protetores e defensores da natureza”, destacou o superintendente do Ronda no Bairro, Tenente-Coronel Fábio Melo.
Em cada encontro, os participantes aprenderam sobre o passado, compreenderam o presente e refletiram sobre como contribuir para um futuro mais sustentável.
“Nunca um projeto me ensinou tanto quanto esse. Aprendi muitas coisas novas e vou sentir saudade. Se pudesse, participaria novamente”, disse o botânico mirim José Arthur, emocionando a família.
O avô de José Arthur, Marivan Coutinho, expressou orgulho: “Ele é meu primeiro neto. Acompanhar essa missão foi importante para ele e para mim. Ele sempre gostou do meio ambiente. Eles são o futuro. Sou grato por essa oportunidade”.
Cada criança teve suas atividades favoritas, mas todas compartilharam o desejo de participar novamente.
“Em todas as aulas aprendi algo novo. Gostei especialmente da exposição sobre dinossauros e animais extintos no Museu de História Natural da Ufal. Quero participar de novo!”, contou Matheus dos Santos.
Vinícius Guilherme destacou os passeios: “Conheci vários lugares, gostei do passeio de barco e aprendi que não devemos jogar lixo no meio ambiente. Passou rápido, queria participar mais vezes”. Sua avó, Viviane Maria, já deseja que a neta também tenha a mesma oportunidade no futuro.

“Foi maravilhoso ver as crianças participando e adquirindo novos conhecimentos. A dedicação e o carinho de todos foram incríveis. Daqui a seis anos, a Eduarda também vai participar”, afirmou.
Para Bruna Sales, mãe da botânica mirim Laís Rufino, o projeto é um passo para um futuro mais consciente.
“O Botânico Mirim é como o plantio de uma nova semente que vai florescer em um futuro melhor. Esse mundo se constrói no presente, e o projeto contribui para isso”, declarou Bruna.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados