Alagoas
Usuários do Caps Casa Verde participam de espetáculo que celebrou os 120 anos de Nise da Silveira
Betty Costa/ Ascom Hospital Portugal Ramalho
Após dois meses de ensaio com a bailarina Maria Emília Clark, usuários do Caps Casa Verde participaram, neste último final de semana, do espetáculo que celebrou os 120 anos da médica psiquiatra Nise da Silveira. “Nise e os Malucos Beleza” emocionou o público que compareceu ao Teatro Gustavo Leite nos três dias de apresentações ao contar a história da alagoana que revolucionou a psiquiatria no Brasil.
A coordenadora do Caps, Aureana Lavènere, também participou da apresentação junto aos usuários e destacou a importância da iniciativa em abordar a saúde mental em um espetáculo de dança. "Todo o empenho valeu a pena porque pudemos mostrar à população um trabalho brilhante e carregado de significado, em um contexto em que a saúde mental ainda é permeada por muitos estigmas", ressaltou a coordenadora.
Ela destacou que durante a caminhada de preparação, os usuários modificaram hábitos de vida, exercitaram a postura corporal, a motricidade e aprenderam a ter presença de palco, técnicas de encenação, além de ganhar autoestima com a oportunidade de serem reconhecidos pela sociedade alagoana.
"Eles encararam o desafio de forma leve e tranquila, compreendendo que tudo é possível, mesmo diante de limitações", destacou a coordenadora. Ela parabenizou as famílias que estiveram presentes nesse momento transformador para a vida de cada usuário.

Assim como todo artista, os usuários também receberam cachê. "Eles expressaram felicidade pelo reconhecimento do trabalho. Sentiram-se importantes e valorizados, reforçando sua autonomia financeira", relatou Aureana.
Para a diretora-geral do Hospital Escola Portugal Ramalho, Helcimara Martins, a experiência foi extremamente positiva, dando maior visibilidade ao trabalho do CAPS e contribuindo para desmistificar a ideia de que a pessoa com sofrimento psíquico é incapaz de ocupar espaços na sociedade. "A performance de cada usuário permitiu o conhecimento de perto da beleza do ballet e da transformação proporcionada pela arte", argumentou Martins.
A reitora da Uncisal, Pollyanna Almeida, e o vice-reitor, Henrique Costa, acompanharam a apresentação do espetáculo. “É preciso enaltecer Nise da Silveira e sua importância para psiquiatria no Brasil. O Bloco Maluco Beleza, do Hospital Escola Portugal Ramalho, é uma representação do que Nise defendeu, a arte para os pacientes. Foi uma noite transformadora para os usuários do CAPS Casa Verde”, disse a reitora.
O espetáculo
O espetáculo “Nise e os Maluco Beleza” encerrou a programação em homenagem aos 120 anos de Nise da Silveira, e marcou a conclusão do projeto Nise em Cores e Formas. Desde setembro, a iniciativa percorreu diversas cidades de Alagoas unindo arte, saúde mental e inclusão.
Criado em parceria com o Ballet Maria Emília Clark, o espetáculo trabalhou dança, teatro e elementos biográficos para revisitar a trajetória da alagoana que revolucionou a psiquiatria brasileira ao defender o afeto, a liberdade, a arte e a escuta como formas de cuidado para a saúde mental.
Idealizado pelo Instituto de Ação e Desenvolvimento para a Cidadania (IADEC), por meio de emenda parlamentar do deputado federal Paulão (PT), e com apoio do Governo de Alagoas e do Ministério da Cultura, o projeto 'Nise em Cores e Formas' foi lançado no início do ano, no Palácio República dos Palmares, em solenidade presidida pelo vice-governador Ronaldo Lessa, com grande presença do setor público e da sociedade civil.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados