Alagoas

Flávio Saraiva é eleito vice-presidente regional Nordeste do Conselho Nacional de Segurança Pública

Secretário de Segurança Pública de Alagoas assume papel de destaque em colegiado nacional, reforçando protagonismo do estado em políticas de segurança.

09/12/2025
Flávio Saraiva é eleito vice-presidente regional Nordeste do Conselho Nacional de Segurança Pública
Flávio Saraiva durante reunião que definiu sua eleição como vice-presidente regional Nordeste do CNSP. - Foto: Ascom PC/AL

Ascom SSP/AL

O secretário de Estado da Segurança Pública de Alagoas, delegado Flávio Saraiva, foi eleito, na manhã desta terça-feira (9), vice-presidente regional Nordeste do Conselho Nacional de Segurança Pública. A eleição ocorreu durante reunião extraordinária realizada no Palácio do Buriti, sede do Governo do Distrito Federal, com a presença de todos os secretários de Segurança Pública do país.

Na mesma ocasião, os gestores elegeram o secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes, como presidente do colegiado. O encontro teve como pauta principal o alinhamento de ações integradas de combate à criminalidade, o fortalecimento da cooperação interestadual e a discussão de políticas públicas nacionais voltadas à segurança pública.

A escolha do secretário Flávio Saraiva para a vice-presidência regional Nordeste reforça o protagonismo de Alagoas no cenário nacional da segurança pública. O estado vem alcançando resultados expressivos na redução dos índices de violência, registrando, nos últimos anos, os menores números da série histórica de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs).

Outro destaque de Alagoas no debate nacional é a referência na gestão e execução dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-AL) é reconhecida pela eficiência no planejamento, execução orçamentária e aquisição de equipamentos, além da ampliação dos investimentos em tecnologia e infraestrutura das forças policiais — práticas que têm servido de modelo para outros estados.

Para o secretário Flávio Saraiva, a eleição representa um avanço institucional e amplia a capacidade de contribuição técnica de Alagoas no cenário nacional. “A partir dessa posição, teremos a oportunidade de contribuir de forma ainda mais direta com a construção de estratégias integradas, o fortalecimento das políticas públicas e o aprimoramento de ações que impactem de maneira objetiva na redução da criminalidade em todo o país”, afirmou.