Alagoas

Ronda no Bairro atua em casos de saúde mental e acidentes de trânsito na Grande Maceió

Equipes prestaram assistência social e apoio operacional em ocorrências diversas entre segunda (8) e terça-feira (9)

09/12/2025
Ronda no Bairro atua em casos de saúde mental e acidentes de trânsito na Grande Maceió
Ronda no Bairro presta apoio em casos de saúde mental e acidentes na Grande Maceió. - Foto: Ascom Seprev

Marco Aurélio Mello / Ascom Seprev

O programa Ronda no Bairro registrou uma série de atendimentos entre a manhã desta segunda-feira (8) e o início da manhã de terça-feira (9), envolvendo situações de saúde mental e apoio operacional em acidentes de trânsito em Maceió e Região Metropolitana.

Na manhã de segunda, na UPA Jaraguá, uma guarnição operacional e a equipe social foram acionadas por funcionários da unidade para auxiliar um paciente de 64 anos em surto psiquiátrico. Psicólogos e assistentes sociais do programa realizaram escuta qualificada, acalmando o paciente, que reclamava da demora no atendimento.

Após estabilizar a situação, foi solicitada uma ambulância, que conduziu o paciente ao Hospital Portugal Ramalho para os cuidados médicos necessários.

Também na manhã de segunda-feira, em Rio Largo, a equipe social foi chamada por populares para atender um homem de 34 anos que, em surto, tentou invadir um mercadinho na Rua Manoel Zacarias de Amorim. Os agentes sociais realizaram escuta qualificada, conseguiram acalmá-lo e o convenceram a aceitar encaminhamento para tratamento médico. Após o controle da situação, o Samu foi acionado e o conduziu ao Hospital Geral Ib Gatto Falcão, referência em saúde mental.

No final da tarde, na orla de Maceió, psicólogos e assistentes sociais do Ronda foram chamados por populares para prestar assistência a um homem de 33 anos, em situação de rua, que se encontrava bastante debilitado. Após avaliação e com o apoio de uma guarnição operacional, o Samu o encaminhou para a UPA Jaraguá.

No início da manhã desta terça-feira (9), no Benedito Bentes, uma guarnição operacional foi abordada por um homem em situação de rua que solicitava apoio para ser acolhido em um abrigo. A equipe social foi acionada e, após análise da situação e articulação com a rede de assistência, o homem foi conduzido à Rede Acolhe, superintendência da Seprev localizada no bairro do Farol.

Apoio em acidentes de trânsito

Em Rio Largo, ainda na manhã de segunda-feira, agentes de proximidade prestaram apoio à Polícia Rodoviária Federal após um grave acidente na BR-104, nas imediações do km 09. Testemunhas relataram que um carro de passeio colidiu com uma carreta, capotou e parou no canteiro central da rodovia. Os agentes do Ronda no Bairro executaram procedimentos de segurança viária, isolaram a área, removeram os destroços e acionaram a PRF e o Samu, que chegaram em seguida para dar continuidade ao atendimento.

Durante a tarde, em Cruz das Almas, uma guarnição de proximidade prestou os primeiros socorros a uma vítima de acidente envolvendo um carro de passeio e uma motocicleta na Avenida Gustavo Paiva. Os agentes isolaram a área, organizaram o trânsito e acionaram o Corpo de Bombeiros. O motociclista foi levado a uma unidade de saúde para atendimento especializado.