Alagoas

Semu promove 'Dia Delas' e leva autoestima a mulheres do Presídio Santa Luzia

Ação especial ofereceu cuidados estéticos e escuta sensível a reeducandas, reforçando dignidade e ressocialização.

07/12/2025
Semu promove 'Dia Delas' e leva autoestima a mulheres do Presídio Santa Luzia
Ação 'Dia Delas' proporciona cuidado e autoestima a reeducandas do Presídio Santa Luzia, em Maceió. - Foto: Ascom/ Semu

Camilla Cahet/Ascom Semu

A Secretaria de Estado da Mulher de Alagoas (Semu) realizou, no último sábado (6), o "Dia Delas", uma ação dedicada às mulheres privadas de liberdade no Presídio Santa Luzia, em Maceió. A iniciativa proporcionou cuidados estéticos e momentos de escuta sensível às reeducandas.

A secretária de Estado da Mulher, Marília Albuquerque, ressaltou a relevância da atividade. “Conseguimos levar um pouco de dignidade e autoestima. Isso é fundamental para que elas possam reconstruir suas vidas. Quando uma pessoa está presa, perde o direito à liberdade, mas não aos outros direitos”, afirmou.

A ação contemplou 15 reeducandas com serviços de cabeleireiro, maquiagem e massagem, em parceria com profissionais voluntários e apoio da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris). O objetivo foi promover valorização pessoal, bem-estar emocional e fortalecimento da autoestima, aspectos essenciais para o processo de ressocialização.

Para muitas reeducandas, o momento representou mais do que um serviço de beleza: foi um resgate da própria identidade. “Às vezes a gente se sente como um animal, por estarmos presas. E depois desse dia de beleza, eu me olhei e vi que sou uma mulher normal. Estou pagando por um erro do passado. Mas vou sair daqui apta para estudar, trabalhar e cuidar dos meus filhos”, relatou T. D. S., uma das participantes.

21 Dias de Ativismo

Os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres são uma mobilização mundial, realizada anualmente entre 20 de novembro e 10 de dezembro. No Brasil, a campanha inclui o Dia da Consciência Negra, reconhecendo que mulheres negras enfrentam violências específicas e estruturais. O movimento visa sensibilizar a sociedade, fortalecer políticas públicas e ampliar o enfrentamento a todas as formas de desigualdade e violência.

A ação no Presídio Santa Luzia integra um conjunto de iniciativas promovidas pela Semu durante o período da campanha, como escuta especializada realizada pelo CEAM, panfletagem e atividades de conscientização, participação em mutirões de atendimento, lançamento e divulgação do fluxograma de atendimento a mulheres vítimas de violência e visitas técnicas a secretarias municipais da mulher, fortalecendo políticas locais de proteção e promoção da igualdade.