Alagoas

Etsal encerra curso de Acolhimento e Equidade em Saúde

Capacitação reuniu profissionais e comunidade para fortalecer práticas inclusivas e éticas no atendimento em saúde.

05/12/2025
Etsal encerra curso de Acolhimento e Equidade em Saúde
Curso da Etsal promove práticas humanizadas e equidade no atendimento em saúde. - Foto: Ascom Uncisal

Matheus Alexandre / Ascom Uncisal

A Escola Técnica de Saúde de Alagoas (Etsal), unidade acadêmica da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), concluiu na última quarta-feira (3) o Curso de Acolhimento e Equidade em Saúde. A formação teve como objetivo fortalecer práticas humanizadas no atendimento à população, reunindo trabalhadores da área e membros da comunidade para promover uma atenção mais plural, inclusiva e democrática.

O curso destacou a "Diretriz Acolhimento" da Política Nacional de Humanização (PNH), ressaltando que o acolhimento vai além de um procedimento técnico, sendo uma postura ética e cotidiana capaz de qualificar a relação entre usuários e serviços de saúde. Durante as aulas, os participantes debateram a importância de oferecer uma atenção integral, resolutiva, de qualidade e humanizada.

Para a professora e docente da Etsal, Mariana Gomes, a formação proporcionou aos participantes uma visão reflexiva e uma postura mais humanizada, tendo a ética como princípio fundamental. “Tenho certeza de que a experiência trouxe novos olhares sobre o cuidado, estimulando reflexões sobre a rotina de trabalho e sobre a importância da escuta qualificada. Por meio desse curso, discutimos uma postura humanizada, questões de trabalho em equipe, comunicação em saúde e diversidade, sempre pautados pela ética nas relações interpessoais”, explica.

A aluna da comunidade, Tânia Emy, também compartilhou sua experiência: “Decidi fazer o curso de acolhimento pois trabalho na área da saúde há muitos anos e senti a necessidade de aprimorar meus conhecimentos e oferecer um atendimento mais acolhedor. A Etsal proporciona esses momentos importantes de aprendizado, e me sinto muito grata e acolhida por toda a turma e pela instituição. Com a finalização das atividades, me sinto cada vez mais apta a acolher os pacientes”.