Alagoas

Cerimônia de entrega do Prêmio Renildo José dos Santos será realizada nesta sexta-feira (5/12)

Evento integra a programação da Semana Estadual de Direitos Humanos de Alagoas 2025

ASCOM - TRT19 04/12/2025
Cerimônia de entrega do Prêmio Renildo José dos Santos será realizada nesta sexta-feira (5/12)

Nesta sexta-feira (5/12), o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL), por meio do Subcomitê de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade, realizará a cerimônia de entrega do Prêmio de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade Renildo José dos Santos. A solenidade ocorrerá às 16h, no auditório José Abílio Neves Souza, 2º andar do Fórum Pontes de Miranda, sede do TRT-AL. A iniciativa tem o objetivo de incentivar a produção acadêmica sobre temas relacionados à equidade, empregabilidade e direitos da população LGBTQIAPN+.

O evento integra a programação da Semana Estadual de Direitos Humanos de Alagoas 2025, que acontecerá no período de 1° a 13 de dezembro, com atividades distribuídas em diferentes espaços institucionais e parceiros, conforme programação anexa.

O resultado da premiação foi divulgado no último dia 24 de novembro. Os vencedores por categoria foram os seguintes:

Doutores:

1º lugar: “Entre Invisibilidades e Resistências: Experiências de Discriminação Laboral de Pessoas LGBTQIAPN+ em Alagoas”, de Augusto Ferreira Ramos Filho, que obteve média 10,0. 

2º lugar: “Assimetrias de Gênero, Interseccionalidades e Empregabilidade LGBTQIAPN+ em Práticas Profissionais de Estágio na Rede Federal de Educação em Alagoas”, assinado por Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti, Pedro Fradique de Lima e Bruno Rafael da Silva Batista Porfírio. 

3º lugar: “Mercado sem Muros: Políticas Inovadoras e Equitativas de Empregabilidade para População LGBTQIAPN+”, de Rosane Pereira dos Reis.

Mestres – 

1º lugar: “Políticas de Empregabilidade e Lesbianidades: entre a Resistência, a Invisibilidade e os Desafios da Inserção no Mundo do Trabalho”, de Ariane Nascimento de Morais. 

2º lugar: “O Deserto da Empregabilidade LGBTQIAPN+ em Alagoas”, de Leandro de Andrade Carvalho. 

3º lugar: A terceira colocação ficou com “Conquistas Históricas e Sociais na Garantia de Direitos LGBTQIAPN+”, de Maria Alcina Ramos de Freitas.

Especialistas 

1º lugar: “O Impacto dos Marcos Regulatórios na Inclusão LGBTI: Um Relato de Experiência da Secretaria Municipal de Gestão de 2017-2019”, de Julio Daniel e Silva Farias. 

2º lugar: “Ações Afirmativas e Justiça Laboral: A Política Estadual de Inclusão LGBTQIAPN+ no Mercado de Trabalho de Alagoas”, de Luiz Cleysson Prazeres Valentim. 

3º lugar: “Políticas Inovadoras de Empregabilidade para a População LGBTQIAPN+: Equidade e Inclusão no Mercado de Trabalho Brasileiro”, de Adriana Maria de Oliveira Freire.

Graduados  

 1º lugar: “Direito à Empregabilidade de Mulheres Lésbicas: Entre a Proteção Legal e a Discriminação Estrutural”, de Maria Mayara Marques Lira e Carolayne Everlyn de Oliveira Rodrigues. 

2º lugar: “Elaboração de Políticas Inovadoras de Empregabilidade para a População LGBTQIAPN+ Privada de Liberdade e Egressa do Sistema Penitenciário”, de Rafael Fazzi Gomes.

Estudantes –

1º lugar: “Inclusão na Palma da Mão: Aplicativo e Plataforma Digital para Empregabilidade e Capacitação da População LGBTQIAPN+”, de Rosane Pereira dos Reis. 

2º lugar: “Discriminação Ocupacional da População LGBTQIAPN+ no Brasil: Uma Análise das Políticas de Inclusão e o Papel Central do Poder Judiciário Trabalhista”, de José Eduardo Oliveira Araújo e Eurides Vitória Viana do Nascimento. 

3º lugar: “Da Exclusão à Inclusão: Políticas e Práticas de Empregabilidade para Pessoas LGBTQIAPN+”, de Nefertiti de Oliveira Souza.