Alagoas

Grupo de Trabalho da Sesau discute federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde

Reunião marca início do processo de integração de informações de saúde do SUS em Alagoas, seguindo diretrizes nacionais.

04/12/2025
Grupo de Trabalho da Sesau discute federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde
Reunião da Sesau marca início da federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde em Alagoas. - Foto: Marco Antônio

Suely Melo / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) realizou, nesta quinta-feira (4), a primeira reunião do grupo de trabalho encarregado da federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). O encontro reuniu representantes das áreas técnicas de Vigilância, Regulação, Rede Hospitalar, Pré-Hospitalar, Informática e Informação, Atenção Primária e Comunicação, com o objetivo de alinhar estratégias e fortalecer a integração dos dados de saúde pública, em conformidade com as diretrizes do Ministério da Saúde (MS).

A RNDS é uma iniciativa nacional criada para reunir, em uma única plataforma, os dados de todos os brasileiros atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A federalização desse sistema representa um avanço significativo para estados e municípios, permitindo que gestores, profissionais e usuários do SUS tenham acesso mais ágil, seguro e unificado às informações essenciais para o cuidado em saúde.

Durante o encontro, foram apresentados os desafios e as etapas do processo de implementação da RNDS em Alagoas. A ação envolve a participação contínua de equipes técnicas da Sesau em oficinas promovidas pelo Ministério da Saúde, cada uma destinada a aprofundar uma parte do processo de federalização.

Um dos pontos destacados foi o papel central da área de informática, responsável por garantir a infraestrutura técnica necessária para o compartilhamento seguro dos dados. A comunicação também foi apontada como estratégica para orientar trabalhadores, gestores e usuários sobre o acesso e uso da plataforma de forma clara e eficiente.

A superintendente de Atenção Primária e Ações Estratégicas da Sesau, Karini Omena, destacou que todo o processo de federalização da RNDS ocorre de forma gradual. Segundo ela, a Sesau reuniu o grupo de trabalho instituído para conduzir o projeto da Rede Nacional de Dados em Saúde, que resultará na criação de uma plataforma unificada de dados da saúde.

“Isso é de extrema importância para a nossa saúde pública, para os trabalhadores do SUS, para os gestores e, principalmente, para os usuários. Por meio da RNDS, todos terão acesso unificado às suas informações. Assim, conseguiremos enxergar a trajetória do cuidado de cada pessoa dentro do SUS”, afirmou Karini Omena.