Alagoas

Secretário destaca liderança de Paulo Dantas à frente do Consórcio Nordeste

Júlio Cezar celebra escolha do governador de Alagoas para presidir o bloco em 2026 e reforça protagonismo regional.

02/12/2025
Secretário destaca liderança de Paulo Dantas à frente do Consórcio Nordeste
Paulo Dantas é aclamado presidente do Consórcio Nordeste, reforçando protagonismo de Alagoas na região. - Foto: Pei Fon / Agência Alagoas e João Albert

Graça Carvalho / Ascom Serfi

O secretário de Estado de Relações Federativas e Internacionais, Júlio Cezar, celebrou a eleição do governador Paulo Dantas para presidir o Consórcio Nordeste em 2026, classificando a escolha como um marco histórico para a região e motivo de orgulho para Alagoas.

Segundo Júlio Cezar, que acompanhou a aclamação de Paulo Dantas durante a Assembleia Geral dos Governadores e Governadoras do Nordeste, realizada na segunda-feira (1/12), em Teresina (PI), o protagonismo do governador alagoano reforça o peso institucional, econômico e político de Alagoas no cenário regional e nacional.

“O Nordeste é uma região estratégica para o Brasil. Somos uma potência na geração de empregos, na atração de investimentos, no turismo, na ciência, tecnologia, inovação e na transição energética. É uma honra ver Alagoas liderando esse movimento”, destacou Júlio Cezar, que esteve presente ao lado dos secretários de Estado Wendell Palhares (Secom), Renata Santos (Sefaz), Bárbara Braga (Setur), Poliana Santana (Governança) e do secretário executivo de Relações Internacionais, Raul Manso.

Júlio Cezar também ressaltou o papel do bloco nordestino nas agendas internacionais, especialmente na pauta ambiental e climática, destacando a participação na COP30. “O Nordeste apresentou um plano robusto, de R$ 180 bilhões, que resultou na liberação de R$ 113 bilhões do BNDES para modernizar o parque industrial e aumentar a competitividade das empresas de todos os portes. Isso demonstra unidade, capacidade técnica e visão de futuro. Agora, com Paulo Dantas como presidente do Consórcio, essa agenda ganha ainda mais força”, afirmou.

O secretário também reconheceu o trabalho do atual presidente do Consórcio Nordeste, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, e afirmou que Paulo Dantas deve expandir as conquistas já consolidadas.

“Rafael Fonteles fez um trabalho incrível, inaugurando novos caminhos de governança e integração regional. Com a experiência e visão estratégica de Paulo Dantas, não temos dúvidas de que ele vai avançar ainda mais nessa missão”, concluiu Júlio Cezar, que gere a pasta criada para fortalecer as relações institucionais do Estado no cenário regional, nacional e internacional, por meio da captação de investimentos, parcerias e cooperação técnica.