Alagoas
Complexo Cultural Teatro Deodoro recebe exposição Cajá dos Negros
Mostra fotográfica de Ricardo Maia destaca protagonismo e resistência da comunidade quilombola em Batalha, Agreste de Alagoas.
Daniel Borges / Ascom Secult
O Complexo Cultural do Teatro Deodoro (Diteal) recebe, a partir de 8 de dezembro, às 19h, a exposição fotográfica “Cajá dos Negros – Uma comunidade de destinos quilombolas em Batalha, Agreste alagoano”. Esta é a primeira mostra individual do psicólogo social e fotoartista Ricardo Maia. A visitação segue até 14 de janeiro de 2026, ocupando todos os espaços expositivos do equipamento cultural.
Resultado de uma experiência fotoetnográfica realizada durante uma imersão de três dias e três noites no quilombo Cajá dos Negros, em Batalha, a exposição reúne 96 fotografias selecionadas por curadoria. As imagens foram produzidas durante um workshop imersivo promovido pela FRAGMA, em 2023, com apoio da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Renanescente de Quilombola de Cajá dos Negros (ADECOQCAN).
O projeto, inicialmente concebido como uma iniciativa coletiva, foi posteriormente direcionado por Ricardo Maia como proposta individual. O foco está no protagonismo quilombola, com uma abordagem decolonial, crítica e politicamente comprometida com a visibilidade das comunidades negras em Alagoas. A curadoria é assinada pelo próprio artista, em parceria com Israel Oliveira e Alice Barros.

Segundo Ricardo Maia, a exposição é inspirada no feminismo. “Buscamos, inclusive e sobretudo, prestar uma homenagem à mulher negra-quilombola do Cajá dos Negros. Especialmente ao matriarcado e à liderança feminina, marcada por forte engajamento micro-político de tendência emancipatória, típico das chamadas ‘minorias ativas’ de nossa sociedade contemporânea”, ressalta.
A montagem da exposição contou ainda com o trabalho criativo de Robertson Dorta, Ítalo Vinícius e Alexsandro Rocha, responsável pela expografia computacional em 3D, desenvolvida sob supervisão dos curadores.
O projeto foi contemplado em edital da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com recursos do Governo Federal, operacionalizados pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).

“O Estado tem um compromisso permanente com a valorização das identidades e das narrativas. A exposição Cajá dos Negros dá visibilidade a uma comunidade quilombola que resiste, cria e transforma. Fico muito feliz em apoiar projetos que ampliam o olhar sobre o nosso patrimônio humano, cultural e histórico”, destaca a secretária Mellina Freitas.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados