Alagoas

950 profissionais da SSP concluem curso para proteção de grupos vulneráveis em Alagoas

Capacitação online reforça atuação ética e inclusiva das forças de segurança, ampliando proteção a idosos, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e outros grupos

Ascom SSP-AL 02/12/2025
950 profissionais da SSP concluem curso para proteção de grupos vulneráveis em Alagoas
A formação, totalmente on-line e realizada pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem CEI Educar, integra a política contínua de qualificação da SSP/AL - Foto: Ascom SSP-AL

A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), por meio da Chefia de Ensino Integrado (Chei), concluiu a capacitação de 950 profissionais das forças de segurança no Curso de Atuação do Profissional de Segurança Pública na Proteção a Grupos Vulneráveis.

A formação, realizada de maneira totalmente online pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem CEI Educar, integra a política permanente de qualificação da SSP/AL e fortalece as ações de enfrentamento à violência contra grupos sociais historicamente marginalizados.

O curso é resultado de uma parceria entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e o Governo do Estado de Alagoas, por meio da SSP e da Secretaria da Pessoa com Deficiência (Secdef).

Ao todo, foram capacitados 565 policiais militares, 217 policiais civis, 123 bombeiros militares, 22 servidores da Polícia Científica de Alagoas e 23 profissionais de outros estados.

Formação ampliada

De acordo com a chefe de Ensino Integrado da SSP, major Joyce Bezerra, mesmo com a meta estipulada pelo Governo Federal, a capacitação foi ampliada para contemplar mais servidores interessados.

“Temos uma meta estabelecida para a qualificação de uma porcentagem dos nossos agentes, mas o curso foi ampliado nas temáticas abordadas, como população idosa, LGBTQIAPN+, atuação policial antirracista e outras. O importante é reconhecer os direitos de todos os indivíduos e atuar de forma cada vez mais qualificada e inclusiva”, destacou a major.

Conteúdo atualizado e abordagem multidisciplinar

Em sua segunda edição, o curso passou a contar com 50 horas-aula, distribuídas em oito módulos, com conteúdos estruturados para fortalecer uma atuação ética, técnica e sensível às necessidades dos grupos vulneráveis.

A metodologia incluiu estudos de caso, situações reais, aulas expositivas e análise de legislações específicas, promovendo uma formação multidisciplinar e alinhada aos direitos fundamentais.

Acessibilidade e alcance estadual

Segundo o coordenador do curso e chefe da Coordenação de Ensino a Distância, sargento Carlos Eugênio, a oferta integralmente online ampliou o acesso e garantiu maior participação de profissionais de diversas regiões do estado.

“O Cei Educar possibilita uma formação contínua e descentralizada. Com o curso disponível no site institucional, todos puderam participar de forma acessível e flexível. A experiência foi avaliada como excelente ou boa por 93,47% dos alunos, consolidando ainda mais o Ambiente Virtual de Aprendizagem da SSP/AL como referência em capacitação no Sistema de Segurança Pública”, ressaltou o sargento.

Formação contínua e novos avanços

Com a conclusão do Módulo I, o curso se consolida como um pilar fundamental para a formação de profissionais de segurança pública mais preparados para atuar de maneira ética, técnica e humanizada, gerando impacto positivo e duradouro na sociedade alagoana.

Além disso, está prevista para maio de 2026 o lançamento do Módulo II, que aprofundará a proteção a outros grupos vulneráveis, como pessoas atípicas e pessoas em situação de rua, ampliando ainda mais o alcance e a relevância da iniciativa.