Alagoas

Paulo Dantas é eleito presidente do Consórcio Nordeste para 2026

Governador de Alagoas assume compromisso de fortalecer projetos regionais e promover desenvolvimento sustentável no Nordeste

Severino Carvalho / Agência Alagoas 01/12/2025
Paulo Dantas é eleito presidente do Consórcio Nordeste para 2026
Eleição ocorreu durante a Assembleia Geral dos Governadores e Governadoras do Nordeste, realizada em Teresina (PI) - Foto: Gabriel Paulino / Consórcio Nordeste

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, foi eleito presidente do Consórcio Nordeste para o ano de 2026, em votação realizada nesta segunda-feira (1º). Ele sucederá Rafael Fonteles, governador do Piauí, que está à frente do consórcio desde fevereiro deste ano.

A eleição ocorreu durante a Assembleia Geral dos Governadores e Governadoras do Nordeste, no Hotel Blue Tree, em Teresina (PI). Em seu discurso, Paulo Dantas destacou a importância da união regional e garantiu a continuidade dos projetos de sucesso, agradecendo aos gestores que integram o Consórcio.

“Quero dizer ao povo da região Nordeste que vamos continuar trabalhando com união, integração e em rede colaborativa, de forma transversal, com capacidade de escuta e planejamento estratégico para desenvolver os nove estados do Nordeste e melhorar a vida das pessoas nesta região maravilhosa”, afirmou o governador.

Dantas também ressaltou que sua gestão à frente do Consórcio Nordeste será pautada pelo fortalecimento do desenvolvimento econômico e social, com foco em áreas como inteligência artificial, turismo, infraestrutura, logística, ciência, tecnologia e inovação, energia limpa e descarbonização, entre outros setores estratégicos.

Sobre o Consórcio Nordeste

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) é uma autarquia interfederativa composta pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da região.

Criado para ser uma ferramenta de gestão voltada aos interesses comuns dos governos estaduais, o Consórcio atua como articulador de pactos em torno de políticas públicas que buscam superar preconceitos e desigualdades, além de fortalecer valores de respeito às pessoas e à biodiversidade do Nordeste e do Brasil.