Alagoas

Artigo sobre bandas femininas alagoanas integra publicação de universidade espanhola

Estudo do professor Marcos Moreira, da Unidade Penedo da Ufal se destaca por ser o único da revista escrito em português brasileiro

Ascom Ufal 01/12/2025
Artigo sobre bandas femininas alagoanas integra publicação de universidade espanhola
Professor Marcos Moreira

Centro de Musicologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) conquistou mais um destaque internacional com a participação na publicação “Vientos en el horizonte: prácticas, discursos y proyección de las bandas de música en el mundo ibérico”, resultado de um convite do grupo de pesquisa Música y Estudios Culturales, da Universidad de Jaén, na Espanha.

O livro reúne pesquisas sobre bandas de música em países de língua espanhola e inclui o único artigo em português brasileiro, produzido pelo professor Marcos Moreira, em colaboração com a professora Ana Igreja de Moraes Ferreira, do Centro de Musicologia da Ufal.

“Ele surgiu a partir de um convite internacional e reúne trabalhos de diversos pesquisadores, incluindo o nosso artigo, que é fruto de pesquisas desenvolvidas aqui na Ufal sobre bandas femininas e a participação da mulher na música”, destacou o professor.

A pesquisa do professor Marcos e sua equipe traz à luz a história da primeira banda feminina de Rio Largo, fundada em 1936 pelo maestro Aquino de Japiassú, a pedido do comendador Gustavo Paiva. A banda começou com 12 integrantes e se destacou como pioneira na profissionalização e promoção de mulheres na música no início do século XX, refletindo um importante capítulo da história cultural de Alagoas e da América Latina.

Para o docente, a participação reafirma o reconhecimento global da pesquisa realizada na universidade e considera um marco na divulgação da cultura musical brasileira e no fortalecimento institucional da universidade.

“Essa pesquisa reafirma o protagonismo da Ufal na produção científica de música no Brasil. Estamos desenvolvendo vertentes pioneiras de pesquisa, como o dicionário do alagoano Isaac Newton Barbosa, escrito em 1904, provavelmente o primeiro texto de musicologia escrito em português brasileiro; e a história da banda harmônica feminina da Companhia Alagoana de Fiação e Tecidos, contribuindo significativamente para o fortalecimento da musicologia científica no país”, finalizou o professor.