Alagoas

Projeto da Ufal vai escolher árvore-símbolo do Campus do Sertão

Parceria entre universidade, Instituto Terra Viva e Colegiado Territorial do Alto Sertão de Alagoas deve incentivar o conhecimento sobre a biodiversidade do Bioma Caatinga

Ascom Ufal 01/12/2025
Projeto da Ufal vai escolher árvore-símbolo do Campus do Sertão
Eleição deve ser um estímulo à valorização do patrimônio florístico do Campus do Sertão

Cajueiro, Ouricuri, Juazeiro, Umbuzeiro, Aroeira, Angico, Pau-ferro e Barriguda. Essas são árvores típicas do bioma caatinga e que fazem parte da biodiversidade da região. Agora, uma delas será escolhida como símbolo da Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O projeto Ser-tão Árvore surgiu a partir de uma parceria do Campus do Sertão da Ufal com o Instituto Terra Viva e o Colegiado Territorial do Alto Sertão de Alagoas. A ideia é valorizar o patrimônio florístico do Campus do Sertão, utilizando a arborização das áreas de convivência como laboratório e espaço de aprendizagem, voltados ao reconhecimento da biodiversidade e ecologia da caatinga.

“A eleição, representa a culminância de um processo de educação ambiental que nos aproxima das árvores e exalta seus benefícios. Cada voto será um abraço e um conhecimento maior da flora de nosso bioma Caatinga”, explica a professora Francisca Vasconcelos, coordenadora do projeto.

O projeto de extensão incluiu algumas etapas como: levantamento florístico do Campus, manejo ecológico, enriquecimento florístico e atualmente, a eleição da árvore-símbolo do Campus. As etapas de levantamento florístico, manejo ecológico e enriquecimento florístico contaram com a participação de estudantes do curso de licenciatura em Ciências (Prilei) e do curso de Geografia, sob orientação da professora Francisca.

No último dia 8 de novembro aconteceu a culminância do projeto, com o evento Ser-tão Árvore, onde estiveram presentes o Instituto Terra Viva, as escolas de educação básica Sete de Setembro e Sabino Romariz (Pariconha) e Rubem Nunes (Inhapi). Na ocasião, os estudantes de Ciências, Geografia e representação do assentamento rural Lameirão (Delmiro Gouveia) realizaram atividades de reflorestamento no Campus, manejo ecológico e trilha ecológica.

O projeto espera alcançar um quantitativo de 1.000 votos, entre a comunidade interna e externa da Universidade. Para participar da votação, basta acessar o link.

Árvores participantes do pleito:

CAJUEIRO (Anacardium occidentale);

OURICURI (Syagrus coronata (Mart.) Becc.);

JUAZEIRO - (Sarcomphalus joazeiro);

UMBUZEIRO - (Spondias tuberosa);

AROEIRA-DO-SERTÃO (Myracrodruon urundeuva);

ANGICO-DE-CAROÇO (Anadenanthera colubrina);

PAU-FERRO (Libidibia ferrea (sin. Caesalpinia ferrea)) ;

BARRIGUDA (Ceiba glaziovii).

--