Alagoas
Estudantes da rede estadual participam de maratona de inovação voltada para mulheres
Alunas de escolas públicas de Alagoas se destacam em evento que estimula protagonismo feminino e soluções sustentáveis na tecnologia
Estudantes da rede estadual de ensino participaram, nos dias 27 e 28, da Hackademy Girls, uma maratona de inovação voltada para mulheres, promovida pelo Centro de Inovação Edge na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
O evento foi realizado no Campus A.C. Simões, em Maceió, e reuniu alunas das escolas estaduais Rosalvo Lobo e Romeu de Avelar — ambas da capital — além de estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e da própria Ufal.
Durante a maratona, que contou com nove equipes, as participantes assistiram a palestras, participaram de sessões de mentoria e apresentaram propostas e tecnologias voltadas ao desenvolvimento sustentável e inclusivo, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Aprimorando ideias
Vencedora da etapa Nordeste da Olimpíada Nacional de Robótica, a equipe da Escola Estadual Romeu de Avelar destacou a importância da experiência.
“Foi incrível, pois foi uma competição muito ligada à tecnologia e à inovação, discutindo questões que estiveram em debate na COP 30 e nos levando a aprender além do que estudamos em sala de aula. Além disso, a maratona nos mostrou a importância do protagonismo feminino e como nós, alunas de escola pública, podemos mudar o mundo ao nosso redor”, avaliou a estudante Ana Júlia dos Santos.
A equipe da Escola Estadual Rosalvo Lobo apresentou o projeto “Sclean Sururu”, que consiste em um filtro sustentável para o tratamento de água residual do sururu. O projeto foi premiado na Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) da Ufal e no Encontro Estudantil da Rede Estadual de Ensino de Alagoas.
“Foi uma experiência nova para nós. Tivemos a chance de discutir nossas ideias e colocá-las em prática. Além disso, abriu nossas mentes ao mostrar o potencial das mulheres na área de pesquisa”, relatou Kelly Alencar, integrante da equipe.

A coordenadora pedagógica da Escola Estadual Rosalvo Lobo e orientadora do projeto Sclean Sururu, Tatiane Omena, ressaltou que a Hackademy Girls foi um momento enriquecedor para a equipe.
“Foi uma experiência valiosa, onde aprendemos muito e aprimoramos o nosso trabalho. As meninas tiveram a chance de trabalhar estratégias e agregar valor a ideias e projetos que já desenvolvem”, afirmou Tatiane.
Mais lidas
-
1CORRIDA ESPACIAL
Rússia avança em nova fase da corrida espacial e preocupa Ocidente, aponta mídia internacional
-
2LUTO NA CULTURA
Tony Germano, ator e dublador, morre aos 55 anos após acidente doméstico
-
3CRAQUE PORTUGUÊS ATINGE MARCA HISTÓRICA
Imprensa internacional exalta bicicleta de Cristiano Ronaldo, que alcança 954 gols na carreira
-
4ANÁLISE INTERNACIONAL
BRICS se consolida em meio à instabilidade global, aponta especialista
-
5MÚSICA
Rock in Rio 2026: confira quando começa a venda de ingressos e os valores do Rock in Rio Card