Alagoas
Secretarias promovem letramento sobre diversidade no serviço público e discutem cartilha de identidade de gênero
Evento reforça políticas públicas transversais e debate produção de material educativo para ampliar respeito à diversidade no ambiente institucional de Alagoas.
Marcelo Alves / Ascom Secdef
Como parte das políticas públicas transversais do Governo de Alagoas, as secretarias de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) e dos Direitos Humanos (Sedh) promoveram um letramento sobre inclusão e diversidade no ambiente público, além de debaterem a elaboração de uma cartilha sobre identidade de gênero. O evento foi realizado na sexta-feira (28), na Escola de Governo.
A secretária da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Tereza Nelma, ressaltou que a iniciativa amplia o debate transversal, favorecendo o compartilhamento de informações e a construção de novas ações para dar continuidade aos avanços e conquistas do setor.
“Esse evento visa discutir a gestão estratégica governamental e fortalecer políticas públicas transversais. A atuação em parceria entre as secretarias, sob a gestão do governador Paulo Dantas, tem se traduzido em indicadores positivos em diversas áreas sociais”, destacou Tereza Nelma.

O superintendente de Políticas para os Direitos Humanos, Mirabel Alves, enfatizou a importância do conhecimento dos princípios que fundamentam a gestão pública, essenciais para uma administração íntegra, efetiva, transparente e mais próxima da sociedade.
“Nós, como servidores públicos, temos o compromisso de observar princípios como legalidade, impessoalidade e publicidade, fundamentais para oferecer um serviço eficiente à sociedade”, afirmou Mirabel Alves.
O secretário Marcelo Nascimento (Sedh) frisou que a ação transversal busca fortalecer e dar maior especificidade às políticas públicas voltadas à promoção e defesa dos direitos humanos.
“A união de esforços para o letramento promovido de forma intersetorial fortalece o desenvolvimento e a execução de políticas dedicadas à promoção da igualdade de gênero, além de humanizar a sociedade no combate à opressão contra gênero, raça, sexualidades e pessoas com deficiência”, avaliou Marcelo Nascimento.

A assessora técnica da Sedh, Isis Florescer, destacou a relevância do encontro para a discussão da diversidade no serviço público. “Sabemos que, nos espaços institucionais, convivem pessoas diferentes: negras, LGBTs, mulheres, pessoas com deficiência. Por isso, uma ação intersetorial entre Secdef e Sedh que promove letramento e formação contribui para a sensibilização e para a construção de um ambiente institucional mais saudável, respeitoso e ético”, afirmou.

O evento abordou ainda a construção de uma cartilha sobre diversidade sexual, de gênero e identidade de pessoas LGBTs, com a participação de servidores públicos. Durante as discussões, também esteve presente o professor de história e estudante de economia Augusto Romeiro, homem trans, que contribuiu com sua experiência e visão sobre o tema.
Mais lidas
-
1CORRIDA ESPACIAL
Rússia avança em nova fase da corrida espacial e preocupa Ocidente, aponta mídia internacional
-
2LUTO NA CULTURA
Tony Germano, ator e dublador, morre aos 55 anos após acidente doméstico
-
3CRAQUE PORTUGUÊS ATINGE MARCA HISTÓRICA
Imprensa internacional exalta bicicleta de Cristiano Ronaldo, que alcança 954 gols na carreira
-
4ANÁLISE INTERNACIONAL
BRICS se consolida em meio à instabilidade global, aponta especialista
-
5MÚSICA
Rock in Rio 2026: confira quando começa a venda de ingressos e os valores do Rock in Rio Card