Alagoas
Geração de emprego em Alagoas tem maior crescimento do Nordeste e segundo melhor desempenho do País em outubro
Estado registra saldo positivo de 4.657 vagas formais, impulsionado pelo setor de serviços; resultado reflete políticas de qualificação e empregabilidade
Alagoas registrou, em outubro, o maior crescimento na geração de empregos formais do Nordeste e o segundo melhor desempenho do Brasil, segundo dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quinta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (TEM).
No mês passado, o estado criou 4.657 postos de trabalho com carteira assinada — resultado da diferença entre 19.504 admissões e 14.847 desligamentos —, o que representa um avanço de 1% em relação a setembro. O índice só é superado pelo Distrito Federal, que lidera o ranking nacional com alta de 1,5%. A média nacional foi de 0,17%.
No cenário regional, Alagoas superou o Piauí, que ficou em segundo lugar no Nordeste com alta de 0,7%, seguido por Pernambuco (0,67%), Paraíba (0,51%) e Maranhão (0,48%). Em números absolutos, apenas Pernambuco criou mais vagas formais que Alagoas, com 10,5 mil novos postos.
Na comparação com outubro de 2023, quando foram abertas 4.015 vagas em Alagoas, o crescimento chegou a 16%. O setor de serviços foi o principal responsável pelo resultado, respondendo por 2.271 novos empregos — o equivalente a 48,7% do total gerado no mês.
O levantamento do Caged mostra ainda que todos os setores da economia alagoana apresentaram saldo positivo em outubro. Após os serviços, a indústria criou 783 vagas, seguida pela construção civil (755), comércio (499) e agropecuária (349).
Com o desempenho de outubro, Alagoas acumula saldo de 16.347 empregos formais em 2024, o que representa um crescimento de 3,51% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Atualmente, o setor privado no estado conta com um estoque de 482.590 postos de trabalho com carteira assinada. Os serviços lideram, com 239.222 vagas, seguidos pelo comércio (108.380), indústria (83.621), construção (34.365) e agropecuária (16.995).
Mais qualificação, mais empregos
Por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), o Governo de Alagoas investe em formação profissional pelo programa Emprega Mais Alagoas, que já beneficiou mais de três mil trabalhadores. Além disso, semanalmente, milhares de oportunidades de emprego são oferecidas nas 12 unidades do Sine Alagoas e em ações itinerantes do Sine Móvel.
A secretária do Trabalho, Emprego e Qualificação, Cláudia Balbino, ressalta que os resultados refletem o impacto das políticas de qualificação e empregabilidade implementadas pelo governo estadual.
“Um dos principais objetivos do governador Paulo Dantas é a criação de novas oportunidades de emprego e renda para os alagoanos, e os números do Novo Caged mostram que essa evolução é constante. Em outubro, alcançamos mais de 480 mil trabalhadores com carteira assinada em Alagoas, um marco importante para nossa economia e para as famílias alagoanas”, destacou.
“Os dados comprovam que Alagoas está no caminho certo, com mais inclusão, desenvolvimento e chances reais para quem deseja ingressar ou retornar ao mercado de trabalho. A Seteq vem ampliando o acesso à capacitação, fortalecendo parcerias com o setor produtivo e promovendo políticas que geram emprego e renda”, completou Cláudia Balbino.
Mais lidas
-
1CORRIDA ESPACIAL
Rússia avança em nova fase da corrida espacial e preocupa Ocidente, aponta mídia internacional
-
2LUTO NA CULTURA
Tony Germano, ator e dublador, morre aos 55 anos após acidente doméstico
-
3CRAQUE PORTUGUÊS ATINGE MARCA HISTÓRICA
Imprensa internacional exalta bicicleta de Cristiano Ronaldo, que alcança 954 gols na carreira
-
4ANÁLISE INTERNACIONAL
BRICS se consolida em meio à instabilidade global, aponta especialista
-
5MÚSICA
Rock in Rio 2026: confira quando começa a venda de ingressos e os valores do Rock in Rio Card