Alagoas
Diretoria de Inteligência da PM celebra dois anos com homenagens
A Diretoria de Inteligência da Polícia Militar de Alagoas (DINT/PM-AL) promoveu, na tarde desta quinta-feira (27), um evento em comemoração aos dois anos de existência da unidade. A solenidade ocorreu no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), no Centro de Maceió.
O comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, ressaltou a importância do setor dentro da estrutura da corporação.
“A nossa atividade de
Inteligência é extremamente apurada. Com o trabalho deste setor, nós conseguimos
alcançar êxito em inúmeras ações. É uma função silenciosa, discreta, de
bastidor, mas extremamente importante, senão vital”, pontuou o
comandante.
O veterano homenageado na solenidade, com o tradicional rito da continência individual, foi o sargento da reserva remunerada Adalberon Vieira. A cerimônia foi marcada pela entrega de homenagens a policiais que se destacaram nas atividades de analistas, operadores e dirigentes na área da Inteligência.
A atividade sempre
esteve presente na PM. Em 1970, por meio da Lei nº 3.116, foi criado o Serviço
de Informação (PM/2), que consolidou o trabalho no âmbito do Estado-maior. Por
anos, a inteligência operou como 2ª Seção e já contou com inúmeras gerações de
profissionais que compreenderam que informação tratada com método orienta
decisões e protege vidas.
Com a evolução dos desafios, a então seção foi elevada à diretoria, com o advento do Decreto nº 96.446/2023, que readequou unidades e funções na PM.
À DINT estão, atualmente, subordinados tecnicamente os núcleos de inteligência distribuídos por todo o estado. A centralidade assegura unidade doutrinária, padronização de práticas e coordenação integrada.
As ações são norteadas pela Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública (DNISP), com a diretoria exercendo a coordenação técnica do Sistema de Inteligência da Polícia Militar (Sipom). O setor é comandado pelo tenente-coronel Thiago Duarte.
“Ao longo dos dois últimos anos de atividades, a DINT qualificou equipes e aperfeiçoou métodos analíticos, elevando o padrão dos produtos de inteligência, sendo decisiva no planejamento, execução e sucesso de operações, eventos críticos e proteção da tropa e da sociedade, sempre resguardando dados sensíveis e o sigilo”, ressaltou o tenente-coronel Duarte.
Prestigiaram o evento, ainda, o desembargador do TJ/AL, Fábio Ferrário; o corregedor-geral de Justiça de Alagoas, desembargador Celyrio Adamastor; o promotor de Justiça e coordenador do Grupo de Atuação Especial em Sonegação Fiscal e Lavagem de Bens (Gaesf), Cyro Blatter; o secretário Executivo de Políticas de Segurança Pública da SSP, coronel Patrick Madeiro; o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira; o subcomandante-geral da PM, coronel Neyvaldo Amorim; representando o Tribunal de Contas de Alagoas, coronel da reserva remunerada Ivaldo Aguiar, além de oficiais do alto-comando da PM.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados