Alagoas
Seprev realiza 278 atendimentos no Mutirão Pop Rua Jud em Arapiraca
Ação conjunta garante acesso a documentação, orientação social e encaminhamento para tratamento de dependentes químicos na Praça Luiz Pereira de Lima
Vitória Ester Costa / Ascom Seprev
A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) participou, nesta quinta-feira (27), do Mutirão Pop Rua Jud, promovido pela Justiça Federal de Alagoas. Realizada na Praça Luiz Pereira de Lima, no centro de Arapiraca, a ação teve como objetivo ampliar o acesso a direitos e serviços essenciais para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Durante o mutirão, foram oferecidos serviços de emissão de documentação civil, fundamentais para garantir o acesso a direitos básicos e promover a cidadania. Ao todo, foram realizados 95 agendamentos para a Carteira de Identidade Nacional, 93 consultas de CPF e 90 atendimentos de orientação social, além de outros serviços.
Dependentes químicos também receberam encaminhamento voluntário para tratamento por meio da Rede Acolhe, reforçando o compromisso com a inclusão social e a recuperação de vínculos.

A coordenadora técnica da Casa de Direitos de Arapiraca, Daisy Vieira, destaca a importância da atuação da equipe multiprofissional para garantir acolhimento, segurança e dignidade à população atendida. “Nosso principal objetivo é assegurar direitos básicos e fazer com que cada demanda apresentada seja resolvida ou devidamente encaminhada para a rede de proteção”, ressalta.
O Mutirão Pop Rua Jud, coordenado pelo Ministério Público Federal (MPF), busca promover o amplo acesso à justiça e a serviços essenciais, especialmente para pessoas em múltiplas situações de vulnerabilidade econômica e social. Em um só local, são oferecidos atendimentos de caráter jurídico, social e de cidadania.

O secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, reforça que a participação no evento integra as ações permanentes de fortalecimento das políticas públicas de proteção social, inclusão e garantia de direitos em todo o estado. “Quando levamos nossos serviços para ações como o Mutirão Pop Rua, reafirmamos a determinação do governador Paulo Dantas de construir políticas públicas que alcancem, de forma efetiva, as populações em maior vulnerabilidade. É assim, com presença, acolhimento e articulação entre as instituições, que avançamos na garantia de dignidade e direitos”, afirma.
Entre os beneficiados, Josias Manoel, de 51 anos, morador de Arapiraca, elogiou a agilidade e eficiência do atendimento. “O atendimento na Casa de Direitos foi rápido, bom e muito eficaz. Consegui fazer o agendamento da Carteira de Identidade Nacional sem nenhuma dificuldade e fui muito bem atendido. Fico muito feliz em ver esse tipo de ação acontecendo aqui em Arapiraca, porque facilita o acesso à cidadania para todos. Esse serviço faz toda a diferença na vida da população”, destacou.

A regularização de documentos fundamentais é indispensável para a inclusão social e o acesso às políticas públicas, incluindo o encaminhamento de dependentes químicos para recuperação. Atualmente, o Governo de Alagoas oferta 750 vagas em comunidades terapêuticas credenciadas, proporcionando acolhimento, acompanhamento especializado e a oportunidade de reconstrução de vínculos familiares e sociais.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados