Alagoas
Produtos educacionais da Uncisal fortalecem serviços de saúde e geram impacto social em Alagoas
Os produtos educacionais desenvolvidos no âmbito do Mestrado Profissional Ensino em Saúde e Tecnologia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (PPGMEST/Uncisal) se consolidam como instrumentos concretos de transformação dos serviços de saúde e educação em Alagoas.
Essa articulação entre pesquisa, prática profissional e impacto social foi evidenciada durante o III Colóquio Ensino, Saúde, Pesquisa e Tecnologia e a V Sessão de Validação de Produtos Educacionais, iniciados nesta quinta-feira (27), no polo de Pós-Graduação Profa. Nadeje Amália do Nascimento, no centro de Maceió.
Voltado ao fortalecimento do diálogo entre universidade, serviços e gestores públicos, o encontro reuniu docentes, discentes, egressos e representantes dos setores de saúde e educação, com foco na intersetorialidade como estratégia para ampliar a aplicabilidade dos produtos desenvolvidos no mestrado.
De acordo com a coordenadora do PPGMEST, professora Almira Alves, o programa, criado em 2017, tem como característica central a construção de produtos educacionais aplicáveis nos espaços de atuação profissional dos próprios discentes.
 almira alves.jpg)
“No mestrado profissional, o produto não é um acessório. Ele é parte estruturante da formação. Mas, ele só tem sentido se estiver vinculado à pesquisa e validado para uso real nos serviços”, explicou.
A coordenadora destacou ainda que todos os produtos desenvolvidos pelos estudantes possuem termo de aplicabilidade e já estão em uso ou em fase de implementação em diferentes contextos. Entre os exemplos, citou o aplicativo criado por um egresso da turma de 2019, que monitora ruídos excessivos em Unidades de Terapia Intensiva, contribuindo para a melhoria do ambiente de cuidado, e um e-book voltado ao enfrentamento da violência obstétrica no interior do estado, produzido em linguagem acessível para mulheres do Sertão.
“São soluções pensadas a partir das necessidades reais dos serviços e devolvidas para a comunidade”, pontuou.
Um dos trabalhos em destaque no colóquio foi o da mestranda Emmanuele Macena, aluna do PPGMEST e graduada em Educação Física, atualmente em fase final do curso. Sua pesquisa tem como foco o aconselhamento à prática de atividade física por profissionais da Atenção Básica à Saúde. Como resultado, ela desenvolveu três produtos educacionais voltados ao município de Arapiraca: um curso de formação, um guia instrucional e um site interativo (Porta Ativa), que reúne informações sobre locais e programas de atividade física disponíveis pelo SUS.
Segundo Emmanuele, o objetivo é fortalecer o papel dos profissionais de saúde na promoção da atividade física, temática prioritária do SUS. “O aconselhamento pode ser feito por diversos profissionais da saúde. Muitas vezes, o problema não é falta de interesse, mas insegurança ou desconhecimento sobre como orientar e onde encaminhar os usuários. Os produtos foram pensados para suprir essa lacuna”, explicou.
 Emmanuele Macena.jpg)
A importância de dar visibilidade e fortalecer a aplicação desses produtos também foi destacada pela professora Kristiana Mousinho, coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Uncisal, que representou a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação durante a abertura do evento. Em sua fala, ela ressaltou que os produtos educacionais desenvolvidos no PPGMEST ampliam a relação entre universidade, serviços e sociedade.
“Promover a validação e a visibilidade desses trabalhos é garantir que a pesquisa se converta em benefícios concretos para a população, fortalecendo a educação em saúde e a formação de profissionais no estado”, afirmou Mousinho.
Kristiana também destacou o papel do NIT na proteção da propriedade intelectual e na transferência de tecnologias desenvolvidas na instituição, contribuindo para a difusão de soluções acadêmicas em parceria com serviços, empresas e instituições públicas.
Durante o colóquio, além da mesa de abertura, a programação da manhã incluiu a palestra “Da academia ao serviço: caminhos colaborativos para a formação em saúde e a prática profissional”, com a professora Dra. Sandra Queiroz, e uma Mostra de Produtos Educacionais.
No período da tarde, acontecem debates sobre intersetorialidade com gestores públicos e a participação de egressos do programa, que apresentarão experiências de aplicação de seus produtos em contextos reais. No dia 28 de novembro, acontecem as sessões de validação dos trabalhos desenvolvidos pelos mestrandos.
.jpg)
Com foco em estratégias educacionais inovadoras e no uso de tecnologias aplicadas ao ensino em saúde, o PPGMEST tem como missão formar profissionais capazes de atuar a partir das necessidades locorregionais, contribuindo para a melhoria dos processos educativos e para o fortalecimento das práticas de cuidado em saúde em Alagoas.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados