Alagoas
Secult marca presença no Encontro Nacional e destaca avanços das Bibliotecas Públicas de Alagoas
A coordenadora do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de Alagoas, Mira Dantas, representa o estado no Encontro Anual do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas 2025, realizado entre os dias 25 e 27 de novembro, na Biblioteca Pública do Estado do Ceará (Bece), em Fortaleza. O evento reúne gestores das cinco regiões do país, especialistas, representantes da sociedade civil e autoridades do Ministério da Cultura (MinC).
Com uma programação voltada para políticas públicas, formação, gestão, bibliodiversidade e fortalecimento das redes estaduais, o encontro é considerado fundamental para alinhar diretrizes e atualizar o planejamento do setor em nível nacional.
Em Alagoas, o Sistema de Bibliotecas Públicas é administrado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult). A gestão tem atuado na articulação com os municípios, na modernização dos espaços de leitura, atuando ativamente nas pautas nacionais relacionadas ao livro, leitura e bibliotecas, e no fortalecimento da rede e na execução de políticas públicas que ampliam o acesso ao livro e à leitura em todo o território alagoano.

“A participação de Alagoas em encontros como este reforça o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento das bibliotecas públicas e com o acesso democrático ao conhecimento. O governador Paulo Dantas tem sido firme ao defender que a cultura seja um direito garantido, e isso inclui investir em leitura, modernização e formação. Nosso Sistema Estadual segue trabalhando para que cada município avance e ofereça serviços de qualidade à sua comunidade”, afirmou a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.
Para Mira, estar presente nesses espaços reforça o compromisso do estado com a qualificação do serviço público de leitura. “Estes dias estão sendo bem bacanas, porque são dias de encontros, reencontros, muita troca de experiência e conhecimento. É também o momento de ajustarmos, enquanto coordenações estaduais, as necessidades legais que favoreçam nossa articulação com as bibliotecas municipais, buscando do sistema nacional um posicionamento que nos dê respaldo técnico e legal”, destacou Mira.
Ela reforça que a participação de Alagoas tem contribuído diretamente para decisões estratégicas que impactam as bibliotecas públicas em todo o país.
“Estamos discutindo abertura e permanência de bibliotecas, o futuro dos sistemas estaduais, a integração do PNLD com as bibliotecas e novos mecanismos de fortalecimento das redes. Esse encontro oferece segurança, referências e caminhos para que possamos avançar em Alagoas”, pontuou.

Discussões nacionais e deliberações
A abertura contou com apresentações da Secretaria de Formação Artística e Cultura, Livro e Leitura (Sefli/MinC), debates sobre remição pela leitura, o papel dos bibliotecários na qualificação dos espaços, além de informações sobre o novo Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), em fase final de atualização.
As entregas recentes do MinC também foram celebradas, como o novo site do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e a Instrução Normativa MinC nº 27/2025, que moderniza normas de cadastro e certificação de bibliotecas públicas, comunitárias e associadas.
Para Mira, esse conjunto de deliberações fortalece a atuação dos estados. “É importante estar junto, debater lado a lado, construir soluções em coletivo. As decisões tomadas aqui vão reverberar em todo o Brasil, e Alagoas tem participado de forma ativa, contribuindo para políticas mais modernas, inclusivas e alinhadas às necessidades reais dos municípios”, completou.
Sobre o encontro
Durante três dias, o Encontro Nacional promove debates sobre temas estruturantes para o setor, como remição de pena pela leitura, integração do PNLD às bibliotecas, PNAB aplicado às bibliotecas, formação de bibliotecários, bibliodiversidade e programas de leitura nos estados.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados