Alagoas
Segundo dia do Encontro Estudantil 2025 celebra o lado cientista e engajador dos estudantes
O segundo dia do 8º Encontro Estudantil 2025 da rede estadual de ensino de Alagoas, ocorrido nesta terça-feira (26), destacou o protagonismo estudantil em áreas como ciência, robótica, empreendedorismo e astronomia. A edição deste ano homenageia os 120 anos da psiquiatra alagoana Nise da Silveira, referência mundial no cuidado humanizado em saúde mental, inspirando práticas educativas sensíveis, criativas e inclusivas.
Arena da Cultura Empreendedora da Escola
No auditório da 13ª Gerência Especial de Educação (GEE), aconteceu a Arena da Cultura Empreendedora, na qual os estudantes apresentaram soluções criativas voltadas para o desenvolvimento local. Mirelle e Alana, da E. E. Dr. Sidrônio Augusto de Santa Maria, em Santa Luzia do Norte (12ª GEE), apresentaram o projeto Luminária Sustentável, confeccionada com garrafas e potes de vidro. O projeto alia baixo custo de produção, sustentabilidade e economia de energia, destacando a capacidade empreendedora das estudantes do primeiro ano de Marketing.
Encontro dos Grêmios Estudantis da Rede Estadual
O Ginásio da Escola Estadual Princesa Isabel recebeu o Encontro dos Grêmios Estudantis da Rede Estadual (EGREAL), feito para incentivar o protagonismo estudantil, fortalecer a democracia escolar e ampliar espaços de diálogo entre os jovens.
Representantes de diversas unidades de ensino participaram da programação, apresentando projetos e relatando ações que têm transformado a rotina das escolas por meio da atuação gremista.
Entre os participantes, estavam Pedro Antônio e Maria Audilane, estudantes da Escola Estadual Rotary, que destacaram a importância do encontro como espaço de troca e aperfeiçoamento das iniciativas desenvolvidas pelos grêmios.
“Acho muito importante esse encontro, porque podemos discutir várias ideias e levar inspirações para a nossa própria escola. Aqui percebemos que nós, alunos, mesmo sem depender diretamente de professores ou adultos, conseguimos fazer pequenas coisas que mudam muita coisa dentro da escola”, afirmou Pedro.
 (8) (1).jpg)
Os estudantes apresentaram o projeto da escola, que inclui a criação de uma caixinha anônima, ferramenta pensada para ampliar a comunicação interna e permitir que os alunos relatem dificuldades ou sugestões sem exposição.
“A caixinha anônima permite que os alunos desabafem e compartilhem problemas. O Grêmio e a gestão conseguem ter noção do que acontece e buscar soluções sem expor ninguém. É uma forma de garantir segurança e evitar que alguém tenha medo de ser zombado, explicou.
Também participaram do encontro Maria Luísa e Eduardo, da Escola Estadual Professora Maria Cândida da Silva, localizada em Pindoba. Para eles, o evento reforça a união dos estudantes da rede e incentiva o desenvolvimento de ações inclusivas nas escolas.
“O Encontro Estudantil é importante porque nos reúne. Temos o prazer de compartilhar ideias”, disse Maria Luísa. Eduardo complementou que o momento reforça o compromisso com a participação coletiva: “É um momento de inclusão. Desenvolvemos projetos na escola com a visão de incluir todos os estudantes e promover experiências incríveis juntos.”
Mostra Alagoana de Astronomia
No Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (CECITE), os Clubes de Astronomia da rede estadual socializaram projetos científicos inovadores. Alunos da Escola Fernandina Malta, de Rio Largo (12ª GEE), João Davi e Genilson apresentaram um tabuleiro com realidade aumentada, pensado para estudantes com espectro autista, permitindo interação inclusiva com conteúdos astronômicos. “O tabuleiro é um jogo para estimular o conhecimento sobre astronomia. A realidade aumentada ajuda estudantes com sensores de espectro autista. Tivemos essa ideia por causa de dois alunos autistas do nosso colégio”, disseram.
Já os estudantes Maria Antônia e Davi, da Escola Muniz Falcão em Cacimbinhas (3ª GEE), analisaram o efeito Blasco em estrelas Omicron 7, demonstrando como a variação no brilho das estrelas pode ser estudada em detalhes por jovens pesquisadores.
 (8).jpg)
Mostra de Programação e Robótica
A Mostra de Robótica e Programação, que aconteceu no ginásio da Escola Moreira e Silva, apresentou soluções tecnológicas aplicadas à sociedade. João Vitor e Renan, da E E. Waston Clementino De Gusmão Silva, de Delmiro Gouveia (11ª GEE), mostraram uma sub-base de captação de energia eólica automatizada, projetada para fornecer energia a pequenas cidades rurais, utilizando motores de controle remoto e sistemas híbridos de energia.
No mesmo espaço, Pedro Henrique e Matheus, da E E. Prof. José Félix de Carvalho Alves, de São Sebastião (5ª GEE), demonstraram o projeto Robótica das Emoções, conectando conceitos de neurociência a circuitos Arduino para simular impulsos nervosos e a ação de neurotransmissores.
Já Arthur e Letícia, da Escola Estadual Professor Theotônio Vilela Brandão, de Maceió (1ª GEE), apresentaram os Óculos Inteligentes, uma solução humanizada inspirada em Nise da Silveira para prevenção de acidentes de trânsito, alertando motoristas em situações de fadiga ou distração. “O trânsito é um dos mais violentos do mundo, e nosso projeto usa sensores e alertas sonoros para ajudar motoristas a evitarem acidentes”, explicaram.
 (8).jpg)
Mostra Estadual de Ciência, Inovação e Tecnologia

Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados