Alagoas
Sesau realiza V Encontro de Coordenadores Municipais dos Núcleos de Atenção ao Fumante
Evento reúne profissionais para alinhar estratégias de combate ao tabagismo e fortalecer cuidados em Alagoas
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove, na próxima terça-feira (2), o V Encontro de Coordenadores Municipais dos Núcleos de Atenção ao Fumante. O evento tem como objetivo alinhar estratégias e fortalecer as ações de combate ao tabagismo em Alagoas. A atividade será realizada no miniauditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), no bairro Trapiche, em Maceió.
O encontro reunirá coordenadores municipais do Programa de Controle do Tabagismo, do Programa Saúde na Escola (PSE), do Programa de Saúde Bucal e da Atenção Primária à Saúde. A proposta é criar um espaço de diálogo para a troca de experiências, o alinhamento de condutas e o fortalecimento das estratégias de cuidado oferecidas à população.
A coordenadora do Programa Estadual do Combate ao Tabagismo, assistente social Eunice Canuto, ressaltou a importância da mobilização e convidou os participantes. “Será um momento fundamental para alinharmos nossas ações e ampliarmos o impacto das estratégias de cuidado nos municípios. Contamos com a presença de todos para avançarmos juntos no enfrentamento ao tabagismo”, destacou.
Eunice Canuto reforçou ainda que o tabagismo permanece como um dos principais fatores de risco modificáveis para doenças graves. “Nem sempre as pessoas têm noção do quão prejudicial o tabagismo é, não apenas para quem fuma, mas também para os chamados fumantes passivos. É importante lembrar que o consumo de tabaco aumenta significativamente o risco de doenças cardíacas e de AVC (Acidente Vascular Cerebral)”, pontuou.
Acesso ao tratamento
Fumantes interessados em participar dos Núcleos de Apoio ao Fumante podem buscar ajuda por meio do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, que oferece cooperação técnica e apoio aos municípios. Em Alagoas, os núcleos estão presentes em 23 municípios, sendo onze em Maceió, seis em Arapiraca, dois em Coruripe, dois em Campo Alegre e três em Craíbas.
Há ainda um núcleo em Jacaré dos Homens, três em Junqueiro, um em Igaci, cinco em Palmeira dos Índios, um em Pão de Açúcar, sete em Pilar, dois em Piranhas, quatro em Teotônio Vilela e um em Santana do Ipanema. Marechal Deodoro conta com dois núcleos, enquanto São Luís do Quitunde, Santana do Mundaú, Paripueira, Jaramataia, São Sebastião, Batalha, União dos Palmares e Quebrangulo dispõem de um núcleo cada.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil