Alagoas
Novembrinho Azul: cuidados essenciais para a saúde dos meninos até os 15 anos
Campanha destaca importância da prevenção desde a infância e orienta pais sobre higiene, vacinação e acompanhamento médico regular
O mês de novembro é tradicionalmente dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata. No entanto, os cuidados com a saúde masculina devem começar cedo. Por isso, a campanha “Novembrinho Azul” reforça a importância da atenção à saúde dos meninos até os 15 anos de idade. O alerta é da cirurgiã pediátrica Katya Madeiro, do Hospital da Criança de Alagoas, em Maceió.
O Novembrinho Azul tem como objetivo orientar pais, responsáveis e profissionais de saúde para identificar precocemente alterações urológicas que podem impactar o bem-estar futuro dos meninos, fortalecendo a prevenção desde a infância. Instituída pela Lei nº 14.694 de 2023, a campanha destaca os principais cuidados desde a primeira infância até a puberdade.
“As duas principais situações que podem afetar os meninos são os problemas no pênis, sendo a fimose a alteração mais comum na infância, e os problemas nos testículos, com destaque para a criptorquidia. Essas condições são identificadas em consultas de rotina com o pediatra, e o acompanhamento precoce é fundamental para que, se necessário, a intervenção cirúrgica ocorra o quanto antes”, explica Katya Madeiro.
Fimose e Criptorquidia
A fimose acontece quando o prepúcio, pele que recobre o pênis, é estreito e não pode ser retraído para expor a glande. Se não tratada, pode causar infecções, dor e até sangramento. Já a criptorquidia é caracterizada pela não descida de um ou ambos os testículos para o saco escrotal durante o desenvolvimento fetal, podendo permanecer na virilha ou abdômen. Se não corrigida, pode trazer consequências como infertilidade ou câncer testicular.
.jpg)
Além dessas condições, Katya Madeiro destaca outro ponto fundamental da campanha: a prevenção contra o HPV. “Não podemos esquecer de falar sobre a vacinação contra o vírus HPV, disponível no SUS para meninos de 9 a 14 anos”, reforça a médica.
O HPV, papilomavírus humano, é uma infecção sexualmente transmissível comum que pode afetar pele e mucosas de homens e mulheres. O vírus está relacionado ao surgimento de câncer de pênis, ânus e boca.
Dicas que salvam vidas
Katya Madeiro orienta sobre três cuidados essenciais para a saúde dos meninos. “O primeiro é incentivar e ensinar a higiene adequada do genital desde cedo. Esse hábito, mantido na vida adulta, previne infecções, odores, inflamações e reduz o risco de doenças graves, como o câncer de pênis”, explica.
A segunda dica é não faltar às consultas com o pediatra. “O acompanhamento regular permite que o pediatra avalie e, se necessário, encaminhe a criança ao especialista para avaliação ou tratamento cirúrgico.”
Por fim, a médica ressalta a importância de manter o calendário de vacinação atualizado. “Assim, é possível prevenir doenças como o HPV”, conclui.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico