Alagoas
Com uso de IA, Juceal amplia em 71% os processos deferidos e reduz tempo de registro empresarial
Ferramenta de inteligência artificial no Portal Facilita Alagoas agiliza análise de documentos e aumenta a assertividade nos registros empresariais.
Com dois meses desde a implementação da inteligência artificial integrada ao Portal Facilita Alagoas, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) registrou um aumento de 71,41% no número de processos empresariais deferidos. No mesmo período, também foi observada uma redução significativa no tempo médio para análise de processos singulares, agora estabelecido em 7 horas e 44 minutos.
Para o público externo, a inteligência artificial do Facilita Alagoas permite a verificação prévia dos processos de abertura, alteração e baixa de negócios antes do envio dos documentos. Desde 22 de setembro, a média de deferimento dos processos na Juceal subiu de 65,74% para 71,41% nesses dois meses. Consequentemente, o índice de processos com exigências para correção caiu de 34,25% para 28,59%.

O uso da inteligência artificial, que também apoia internamente os analistas na avaliação de processos singulares, proporcionou ainda mais agilidade, reduzindo os tempos médios de tramitação dentro da Juceal e da própria análise singular.
De janeiro a agosto deste ano, um processo levava em média 24 horas e 20 minutos para tramitar na Juceal. Já a análise singular era concluída em 17 horas e 16 minutos, em média. Com a IA, em dois meses, o tempo médio de tramitação caiu 78,12%, passando para 13 horas e 40 minutos, enquanto a análise singular apresentou redução de 123,07%, sendo finalizada nas atuais 7 horas e 44 minutos.
O presidente da Juceal, João Gabriel Costa Lins, o Joãozinho, comemora os resultados e destaca que, com a adaptação crescente dos clientes ao sistema, o registro empresarial em Alagoas tende a ser cada vez mais eficiente.
“Queremos chegar aos 100% de processos deferidos! Ou seja, sem erros, com facilidade para o empreendedor, que busca agilidade, segurança e acessibilidade no registro do seu negócio. Para isso, os clientes também precisam se adaptar à funcionalidade. A inteligência artificial é muito simples de usar e, no próprio Facilita Alagoas, realiza uma varredura no contrato, indicando onde há erros”, explica Joãozinho.
Como utilizar
Para os clientes, a opção de inteligência artificial está disponível na tela de envio de documentos e conferência de assinantes. Ao selecionar a opção para salvar o documento, o sistema informa sobre a possibilidade de análise com IA e, automaticamente, exibe o resultado da verificação.

Após a análise, o portal indica se não houve divergências, se há erro no documento — mostrando o botão para correção — ou se há erro na FCN, direcionando para a tela de alteração de dados.
Para os analistas da Juceal, a inteligência artificial funciona como uma ferramenta opcional de apoio à verificação. Após a varredura, o sistema aponta os dados divergentes entre o documento e a FCN, cabendo ao servidor da Junta Comercial a análise detalhada dessas informações.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico