Alagoas

Cine-debate reúne pacientes de clínica de reabilitação para discutir enfrentamento à violência contra a mulher

Iniciativa da Secretaria de Estado das Mulheres promove reflexão sobre masculinidades e o papel dos homens na erradicação da violência de gênero

Daniel de Oliveira / Ascom Semu 26/11/2025
Cine-debate reúne pacientes de clínica de reabilitação para discutir enfrentamento à violência contra a mulher
Equipe da Semu promoveu de reflexão após sessão do documentário “O Silêncio Entre os Homens” - Foto: Daniel de Oliveira/ Ascom Semu

Quando homens questionam comportamentos misóginos e assumem responsabilidades, tornam-se aliados fundamentais na construção de uma sociedade mais igualitária. Essa postura influencia outros homens e contribui para a erradicação da violência contra as mulheres.

Ciente dessa importância, a Secretaria de Estado das Mulheres (Semu) realizou, nesta terça-feira (25), um cine-debate com pacientes da Clínica de Reabilitação Maceió, situada no conjunto Village Campestre, em Maceió. A atividade teve como objetivo promover reflexões sobre violência de gênero e machismo.

Durante o encontro, os participantes assistiram ao documentário “O Silêncio Entre os Homens”, que aborda temas como masculinidades, enfrentamento do machismo e o papel dos homens na construção de relações mais igualitárias.

Após a exibição, foi aberto um espaço de diálogo que estimulou os presentes a refletirem sobre a desconstrução de estigmas machistas, muitas vezes ligados à perpetuação da violência contra as mulheres. O debate também destacou a importância de reconhecer o homem como cuidador, sua relação com os próprios sentimentos e a necessidade de superar padrões que reforçam comportamentos agressivos e misóginos.

Os participantes foram incentivados a pensar em formas de se tornarem agentes de transformação em seus contextos sociais, contribuindo para a erradicação de práticas machistas e para a promoção de uma cultura de respeito e equidade de gênero.

“É feio para um homem tratar uma mulher como um ser inferior, batendo e agredindo. Esse momento de hoje é importante para perceber como nós as enxergamos e, também, como nos vemos”, afirmou Luiz Augusto, paciente em recuperação na clínica.

A ação integra a campanha 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência contra as Mulheres, promovida pela Semu. A mobilização teve início em 20 de novembro e segue até 10 de dezembro, com uma programação voltada ao enfrentamento da violência de gênero.

O evento também faz parte das atividades do Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, celebrado em 6 de dezembro.