Alagoas
Cine-debate reúne pacientes de clínica de reabilitação para discutir enfrentamento à violência contra a mulher
Iniciativa da Secretaria de Estado das Mulheres promove reflexão sobre masculinidades e o papel dos homens na erradicação da violência de gênero
Quando homens questionam comportamentos misóginos e assumem responsabilidades, tornam-se aliados fundamentais na construção de uma sociedade mais igualitária. Essa postura influencia outros homens e contribui para a erradicação da violência contra as mulheres.
Ciente dessa importância, a Secretaria de Estado das Mulheres (Semu) realizou, nesta terça-feira (25), um cine-debate com pacientes da Clínica de Reabilitação Maceió, situada no conjunto Village Campestre, em Maceió. A atividade teve como objetivo promover reflexões sobre violência de gênero e machismo.
.jpg)
Durante o encontro, os participantes assistiram ao documentário “O Silêncio Entre os Homens”, que aborda temas como masculinidades, enfrentamento do machismo e o papel dos homens na construção de relações mais igualitárias.
Após a exibição, foi aberto um espaço de diálogo que estimulou os presentes a refletirem sobre a desconstrução de estigmas machistas, muitas vezes ligados à perpetuação da violência contra as mulheres. O debate também destacou a importância de reconhecer o homem como cuidador, sua relação com os próprios sentimentos e a necessidade de superar padrões que reforçam comportamentos agressivos e misóginos.
Os participantes foram incentivados a pensar em formas de se tornarem agentes de transformação em seus contextos sociais, contribuindo para a erradicação de práticas machistas e para a promoção de uma cultura de respeito e equidade de gênero.
“É feio para um homem tratar uma mulher como um ser inferior, batendo e agredindo. Esse momento de hoje é importante para perceber como nós as enxergamos e, também, como nos vemos”, afirmou Luiz Augusto, paciente em recuperação na clínica.
A ação integra a campanha 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência contra as Mulheres, promovida pela Semu. A mobilização teve início em 20 de novembro e segue até 10 de dezembro, com uma programação voltada ao enfrentamento da violência de gênero.
O evento também faz parte das atividades do Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, celebrado em 6 de dezembro.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico