Alagoas

Alagoas inicia percurso formativo para fortalecer o combate à violência contra a mulher

Percurso Formativo Temático do Alagoas Lilás reúne profissionais para aprimorar acolhimento, ampliar proteção e promover autonomia das mulheres em situação de violência

Camilla Cahet / Semu 25/11/2025
Alagoas inicia percurso formativo para fortalecer o combate à violência contra a mulher
Formação faz parte das ações da política estadual Alagoas Lilás - Foto: Ascom / Semu

Alagoas deu início, nesta quarta-feira (26), a uma etapa fundamental no enfrentamento à violência contra a mulher. Trata-se do Percurso Formativo Temático do Alagoas Lilás, um conjunto de capacitações voltado a fortalecer a rede de atendimento às mulheres em situação de violência em todo o estado.

A ação acontece até a próxima sexta-feira (28), no Hotel Best Western Premier, com o objetivo de garantir um acolhimento mais humanizado, ágil e eficaz às vítimas. Participam da formação técnicas e gestoras de órgãos estaduais e municipais que integram a rede de enfrentamento à violência.

Ao longo dos três dias, o grupo irá desenvolver práticas essenciais para qualificar o atendimento, como a escuta sensível e intersetorial, avaliação e investigação adequadas de cada caso, além da elaboração de estratégias para otimizar processos e fortalecer a proteção às mulheres.

O percurso também abordará ações e caminhos para romper definitivamente o ciclo de violência, com foco na promoção da autonomia financeira das mulheres e no cuidado com a saúde mental.

A secretária de Estado da Mulher, Marília Albuquerque, destacou a importância do momento: “Este será o primeiro encontro de muitos. Vamos construir um trabalho contínuo. Uma rede preparada e fortalecida salva vidas e garante às mulheres o direito de recomeçar”, afirmou.

Alagoas Lilás

Criado pelo Governo de Alagoas (Decreto nº 103.602, de 1º de agosto de 2025), o Alagoas Lilás é a primeira política pública estadual permanente do Brasil voltada ao enfrentamento da violência doméstica contra a mulher.

A iniciativa busca fortalecer a rede de proteção, humanizar o acolhimento, prevenir feminicídios e integrar os 102 municípios do estado em ações de prevenção, proteção e apoio especializado.