Alagoas

Secdef entrega Prêmio José Edmilson de Souza para conselhos tutelares nesta quarta-feira

Nove conselhos tutelares de diferentes regiões de Alagoas serão homenageados por boas práticas no enfrentamento a crimes contra crianças e adolescentes

Marcelo Alves / Ascom Secdef 25/11/2025
Secdef entrega Prêmio José Edmilson de Souza para conselhos tutelares nesta quarta-feira
A outorga do título de reconhecimento será dada até nove Conselhos Tutelares - Foto: Ascom Secdef

A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) realiza, nesta quarta-feira (26), a entrega do Prêmio Estadual Professor José Edmilson de Souza aos conselhos tutelares que se destacaram por iniciativas de sucesso no combate a crimes contra crianças e adolescentes. A solenidade acontece às 9h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL), em Jacarecica.

Serão reconhecidos nove conselhos tutelares que desenvolveram projetos de boas práticas e ações inovadoras voltadas à promoção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes. As instituições premiadas representam cada uma das regiões de planejamento do estado: Agreste, Alto Sertão, Baixo São Francisco, Médio Sertão, Metropolitana, Norte, Planalto da Borborema, Serrana dos Quilombos e Tabuleiros do Sul.

O Prêmio Professor José Edmilson de Souza tem como tema "A importância da intersetorialidade no enfrentamento ao trabalho infantil como violação de direitos fundamentais". Atualmente, Alagoas conta com 575 conselheiros tutelares distribuídos em 115 conselhos.

A secretária Tereza Nelma destaca que a premiação é uma forma de fortalecer os conselhos tutelares em cada município, incentivando gestores públicos e toda a rede de proteção a aprimorar sua atuação integral na política infantojuvenil.

“O objetivo da premiação é identificar, estimular, premiar e reconhecer publicamente os conselhos tutelares que desenvolvem ações inovadoras e boas práticas na defesa e promoção dos direitos de crianças e adolescentes”, afirma Tereza Nelma.

José Edmilson de Souza

José Edmilson de Souza foi um grande defensor dos direitos de crianças e adolescentes em Alagoas. Nascido em 1956, no município de Rio Largo, era casado e pai de três filhos. Formado em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e em Direito pelo Cesmac, dedicou quase quatro décadas ao magistério em escolas de Rio Largo.

Reconhecido como um dos primeiros conselheiros tutelares do estado, o professor José Edmilson dedicou sua trajetória à infância e juventude. Fundou e presidiu o Fórum das ONGs de Rio Largo, atuou como conselheiro municipal de Assistência Social e de Educação, além de ter sido secretário municipal de Cultura e Desporto de Rio Largo.