Alagoas

Obra do Governo de Alagoas: vias duplas da AL-102 Norte impulsionam crescimento regional

Investimento de R$ 412 milhões amplia mobilidade, segurança e potencial turístico entre Maceió e Barra de Santo Antônio

Maysa Alves / Ascom Setrand 19/11/2025
Obra do Governo de Alagoas: vias duplas da AL-102 Norte impulsionam crescimento regional
Obra da AL-102 Norte está sendo executada com serviços de terraplanagem, pavimentação, drenagem e outros serviços complementares - Foto: Thiago Sampaio/ Agência Alagoas

As obras de duplicação da AL-102 Norte, que liga o bairro de Garça Torta, em Maceió, à Barra de Santo Antônio, seguem em ritmo acelerado. Com extensão de 30 quilômetros, a iniciativa do Governo de Alagoas, sob gestão de Paulo Dantas, integra esforços para fortalecer o setor turístico e fomentar o desenvolvimento econômico do estado.

Executada pela Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), a obra prevê a implantação de um corredor principal com vias duplas — duas faixas de rolamento em cada sentido — e cinco acessos estratégicos: Praia da Sereia, Povoado Saúde, Ipioca, Paripueira e Praia de Tabuba.

Com investimento total de R$ 412 milhões, provenientes do Tesouro Estadual e do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), a duplicação da AL-102 Norte deve impulsionar o turismo, ao conectar a capital a importantes destinos do Litoral Norte. A extensão entre os acessos soma 6,7 quilômetros.

O secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, destaca que as obras atendem rigorosamente às exigências ambientais vigentes, cumprindo todos os condicionantes e desenvolvendo programas de monitoramento e acompanhamento ambiental.

“Quando concluído, o projeto proporcionará maior mobilidade e segurança para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, ampliando a malha viária de uma das regiões mais importantes do litoral alagoano”, ressalta Mosart Amaral.

Atualmente, estão em andamento serviços de terraplanagem, pavimentação, drenagem e outras etapas complementares. As obras contam com todas as licenças, autorizações e programas ambientais necessários, além de monitoramento contínuo.

O primeiro trecho, que vai da praia de Guaxuma à praia da Sereia, com 6 quilômetros de extensão, tem previsão de entrega para o primeiro semestre de 2026.