Alagoas
Minicurso debate igualdade de gênero no século XVII Francês
A professora Carmel Ramos, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, vai ministrar a aula

Nos dias 21 e 22 de outubro, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) sediará o minicurso Queixas de Algumas Damas. O Debate sobre Igualdade de Gênero no Século XVII Francês. A atividade será realizada no Auditório de Filosofia, no Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), no Campus A. C. Simões, das 16h às 18h, sob a condução da professora Carmel Ramos, doutora em Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Tomando como referência o panfleto publicado em 1626 pela filósofa francesa Marie de Gournay (1565–1645), o minicurso propõe revisitar o intenso debate sobre a igualdade entre os sexos nas primeiras décadas da modernidade francesa. A discussão se insere no contexto da chamada Querela das Mulheres, iniciada ainda no final da Idade Média com a obra de Christine de Pizan, e dialoga também com a Querela dos Antigos e Modernos, uma polêmica literária que mobilizou escritoras como Madeleine de Scudéry (1607–1701) e Madame de Lafayette (1634–1693).
O curso oferecerá um panorama das práticas de sociabilidade e produção estética do período, abordando temas como a igualdade entre os sexos, a racionalidade das mulheres, a conversação intelectual e a sensibilidade humana. Além disso, destacará as estratégias de escrita utilizadas por autoras francesas do século XVII como formas de questionar as condições impostas pelo domínio masculino sobre a produção literária e filosófica.
O evento é aberto ao público acadêmico e à comunidade interessada em reflexões sobre gênero, literatura e filosofia. Os participantes terão direito a certificado.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
3CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
4FUTEBOL
CRB expulsa sócio-torcedor por fraude e agressão a funcionária grávida no Rei Pelé
-
5MACEIÓ
Rui Palmeira denuncia que aplicação do Banco Master foi feita com consultoria investigada pela PF