Alagoas
MP Comunitário promove curso de mediação de conflitos e direitos humanos para fortalecer cultura de paz
O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), por meio do programa MP Comunitário, está promovendo o Curso de Mediação Comunitária de Conflitos e Direitos Humanos, voltado para lideranças comunitárias, profissionais e cidadãos interessados em atuar como multiplicadores dessa prática. O objetivo é instrumentalizar a comunidade com ferramentas e técnicas de mediação, estimulando o diálogo como principal caminho para a resolução pacífica dos conflitos.
Segundo a assistente social do MP Comunitário, Jediane Freitas o papel desse mediador que está sendo capacitado é facilitar o diálogo entre as partes em conflito, permitindo que elas próprias construam soluções de forma conjunta: “O objetivo da mediação é resgatar o diálogo nas situações em que as pessoas estão vivenciando algum conflito, promover o empoderamento para que os envolvidos sejam protagonistas na construção de uma solução. O mediador é, acima de tudo, um facilitador”, destacou ela.
Além das técnicas de mediação, o curso traz uma abordagem ampla e crítica, que inclui a contextualização histórica dos direitos humanos, a análise do contexto social de formação dos conflitos e a reflexão sobre a diversidade humana como elemento central na promoção da paz.
A programação está dividida em módulos que tratam de diferentes temas: formação social e histórica do estado de Alagoas; ferramentas, técnicas e estratégias de mediação comunitária de conflitos; conceito, história e importância dos direitos humanos como canal de luta para efetivação dos direitos fundamentais; e diversidade racial, de gênero, orientação sexual e religiosa, compreendendo como essas questões interferem nas formas de lidar com os conflitos.
“Não tem como falar em mediação apenas como uma técnica, ignorando a diversidade humana e o contexto social em que vivemos. Por isso, o curso aborda também direitos humanos e diversidade como estratégias de fortalecimento e empoderamento das pessoas”, ressaltou Luciana Dantas, psicóloga do MP Comunitário.
Com grande adesão da comunidade, os encontros, que acontecerão uma vez por semana, durante todo este mês de setembro, reúnem líderes comunitários, técnicos de instituições públicas e cidadãos interessados, fortalecendo a rede de apoio local e consolidando o papel do Ministério Público Comunitário como parceiro na construção de soluções pacíficas para os conflitos sociais.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados