Alagoas
Departamento Estadual de Aviação garante transferência segura de criança com quadro neurológico grave no Sertão
Uma operação coordenada pelo Departamento Estadual de Aviação (DEA) garantiu, na tarde deste sábado (31) a transferência segura de uma criança com quadro neurológico grave no Sertão alagoano.
A ação só foi possível graças ao Programa Salva Mais, coordenado pelo DEA, que realiza o transporte aeromédico de pacientes em situação crítica.
A paciente, de 2 anos e 5 meses, com hidrocefalia e síndrome de Chiari, apresentava espasmos musculares e nistagmo (movimentos involuntários e repetitivos dos olhos) há três dias, evoluindo com convulsões. Diante da gravidade, foi hospitalizada inicialmente no Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia.

A aeronave Bombeiro 02, do DEA, decolou até o município de Paulo Afonso (BA), onde realizou o embarque da paciente. Após o transporte, a criança foi levada com segurança e sem intercorrências até o aeroporto Divaldo Suruagy, em Marechal Deodoro.
“O sucesso dessa operação reflete o empenho e a sinergia entre nossas equipes e os serviços de saúde regionais. Quando o tempo é fator determinante para salvar vidas, é essencial que todos os elos da rede estejam em plena sintonia. A prontidão da aeronave Bombeiro 02 e da equipe do DEA demonstra a importância estratégica da aviação pública em nosso estado”, destacou o diretor-presidente do DEA, coronel André Madeiro.

Na capital, a paciente foi conduzida até a ala de pediatria do Hospital Geral do Estado (HGE), onde permanece sob cuidados especializados
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico