Alagoas
Seprev amplia acesso à nova Carteira de Identidade Nacional em Alagoas
A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) tem garantido o acesso da população alagoana a direitos fundamentais por meio da emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Com ações itinerantes do projeto Cidadão Legal, a Seprev viabilizou o agendamento de 348 pessoas para a emissão do documento, beneficiando principalmente cidadãos em situação de vulnerabilidade social.
A iniciativa busca descentralizar os serviços oferecidos na Casa de Direitos de Maceió, levando atendimento direto às comunidades. Entre os dias 03 e 09 de abril, os mutirões contemplaram os bairros Jacintinho, Piabas e Barro Duro, garantindo que mais pessoas tivessem acesso ao documento essencial.
A gerente de Prevenção à Violência da Seprev, Amanda Lima, reforça a importância da iniciativa. “O intuito é ajudar a população mais vulnerável, que muitas vezes não tem acesso a direitos básicos, como documentação. A Seprev leva esse serviço até a comunidade e facilita o acesso dessas pessoas à documentação básica, permitindo que elas possam usufruir de outras políticas públicas, como os serviços de saúde, por exemplo”, explica.
Para a realização das emissões, a Seprev conta com a parceria do Instituto de Identificação de Alagoas, uma das maiores redes informatizadas de postos de emissão de carteira de identidade do Brasil.
Amanda Lima explica que o processo é realizado em três etapas para otimizar o atendimento. Primeiramente, as equipes vão até a comunidade para realizar o agendamento. Depois, o cidadão precisa comparecer apenas uma vez à Casa de Direitos para a coleta da digital e foto.
Por fim, a entrega do documento ocorre na própria comunidade. “Ao invés da pessoa vir três vezes à Casa de Direitos, precisará vir só uma. Com isso o Governo do Estado busca garantir acesso à documentação básica e fortalecer a inclusão social para a população mais vulnerável”, ressalta a gerente.
.jpeg)
Agendamento em Maceió e Arapiraca
Para quem precisa agendar a emissão da carteira de identidade, o atendimento também pode ser feito diretamente na Casa de Direitos de Maceió, localizada no Mirante do Jacintinho, ou pelo número (82) 98727-7152.
Em Arapiraca, a Casa de Direitos também conta com um núcleo do projeto Cidadão Legal e fica localizada na Rua João Paulo II, 50, no bairro Alto do Cruzeiro; o telefone é o (82) 98752-2261.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados