Alagoas
Médica do Hospital da Criança de Alagoas alerta sobre os cuidados com as crianças no verão para evitar diarreias
Com o período do verão, as gastroenterites, mais conhecidas popularmente como diarreias, são mais comuns entre o público infantil. A gastropediatra Luana Freire, que atua no Hospital da Criança de Alagoas (HCA), em Maceió, faz um alerta para os pais e responsáveis sobre o que devem fazer com os pequenos para evitar essa situação.
As gastroenterites podem ser causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. De acordo com a especialista do HCA, uma das principais causas para o aumento do problema no verão são as aglomerações.
 (1) (1).jpeg)
“As aglomerações favorecem a circulação de alguns vírus que podem causar diarreia. Outra motivação é a contaminação de água e alimentos, já que, por conta das altas temperaturas, muitas vezes não são tão bem conservados”, salienta a gastropediatra.
A médica faz o alerta para os pais e responsáveis só levarem as crianças e adolescentes para praias próprias para banho, porque a água contaminada também pode causar a gastroenterite.
Sintomas
.jpg)
Caso os pequenos estejam com diarreia, vomitando e desidratados, é preciso levá-los para uma unidade de saúde. “Percebeu que a criança está mais molinha, fazendo menos xixi, boquinha seca, olhinho seco, ela já está desidratada. É nesse momento que os pais e responsáveis precisam levar para um serviço de atendimento médico”, explica a profissional, ao recomendar que é importante hidratar as crianças com água, água de coco e sucos de frutas.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil